O PREGUIÇOSO E A FORMIGA

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!

Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento…” (Referência: Provérbios 6:6-11).

As formigas são insetos curiosos, não é a toa que o sábio usou seu exemplo para advertir os preguiçosos.

Tal qual a abelha, as formigas vivem em uma sociedade totalmente organizada por sua função, seja a obreira, o soldado, o operário e a rainha. Ninguém fica parado, nenhuma formiga fica sem o que fazer, mesmo que estas não tenham alguém que as supervisione e cobrem produção, aliás, elas não precisam e um supervisor, pois entendem bem a sua missão, e a importância de trabalhar para cuidar de sua comunidade.

A Bíblia nos aconselha a aprender com estes insetos, nos mostrando a importância de se trabalhar para ganhar o pão e não fazer vergonha. Você vai se impressionar quando souber quantos textos sobre preguiça tem na Bíblia, mas um dos meus preferidos é este:

“Não ame o sono, senão você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra” (Provérbios 20:13).

Não durma no ponto, não ache que tudo cai do céu assim com facilidade, a passagem não fala nada contra o dormir e descansar, e sim em só pensar em dormir sem ganhar o pão, fala do preguiçoso que não quer nada com nada.  Trabalhar é preciso e como Paulo bem diz em 2 Tessalonicenses 3:10:

“Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma”.

Eu tinha um amigo que dizia que queria viver da obra, porém, ele não fazia nada, só ia a igreja, achando que isso era fazer a obra. Este cidadão vivia passando dificuldades, pedindo ajuda a igreja, até que a igreja começou a se cansar.

A estes o texto Bíblico é claro, se não trabalhar, não coma. A falta de trabalho nos leva a pobreza, a desocupação nos faz buscar caminhos ilícitos.

Seja como a formiga, entenda o seu papel e busque o seu sustento, no mais, Deus nos supre.

BIBLIOGRAFIA

http://www.maiscuriosidade.com.br/as-27-mais-interessantes-curiosidades-sobre-formigas

Deixe um comentário