AMAR O PRÓXIMO

Eu não tenho dúvida de que o amor seja a peça chave da vida crista. O termômetro de uma vida tocada pelo Espírito Santo. 1 João 4:7 diz:

“Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.

Quem é nascido de Deus ama, quem foi tocado pelo Deus de amor ama, não tem lógica você servir a um Deus de amor e não amar.  Em Marcos 12:30-31 Cristo nos mandou amar a Deus acima de tudo e ao próximo como amamos a nós mesmo. A pergunta que fica é: Será que eu me amo suficientemente bem para amar o próximo? Será que é certo amar o próximo como eu me amo?

Esta foi uma das dúvidas que permeou minha vida por um bom tempo. Eu sempre achei que se formos tratar o próximo como nós nos tratamos acabaríamos repetindo alguns erros como: Sermos teimosos e orgulhosos por não confessarmos nossos erros, negligentes por não ligamos para a nossa saúde ou até tiranos quando não perdoamos e esquecemos que Deus nos perdoa independente de nosso pecado. O problema, que talvez seja o motivo deste nosso equívoco, é que o texto não começa falando de nós e sim de Deus.

 “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” (V30).

Tudo começa em Deus, é impossível amarmos sem Ele, um Deus de amor, nos amar primeiro. O nosso amor ao próximo é um resultado do amor divino, Carson acrescenta:

“Jesus colocou o amor a Deus no centro da lei; o amor ao próximo deveria fluir e fluiria naturalmente como uma consequência do amor a Deus. Se tentarmos colocar o amor ao próximo em primeiro lugar ou, pior ainda, deixar de fora o amor a Deus, arruinaremos a nossa vida e deixaremos, inclusive, de amar o nosso próximo como deveríamos” (CARSON, FRANCE , MOTYER, WENHAM,  2012, p. 1458).

Lembrando que este amor não é um sentir apenas, não é um ver coraçõezinhos é uma ação, uma atitude. É fazer, é uma ação e não esperar termos vontade de fazer algo ao próximo.

Quem ama a Deus, ama o próximo, quem serve ao Deus de amor ama, se doa afinal como muito bem diz 1João 4: 8:

“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.

É impossível servirmos a um Deus de amor e não amar!

BIBLIOGRAFIA

CARSON. DA. FRANCE , RT, MOTYER, J. A, WENHAM, G. J, Comentário Bíblico Vida Nova, Editora Vida Nova, São Paulo, 2012.

Deixe um comentário