Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. (Referência 1 Coríntios 1:10-16).
Quando vemos as infinitas brigas e divisões entre calvinistas, arminianos ou afins, achamos ser isso algo novo, um problema que veio com a reforma. O que alguns não sabem é que estas divisões já têm pelo menos uns dois mil anos. O homem é mestre em se dividir, em seguir cada um o seu guru sem respeitar uns aos outros.
A igreja de Corinto estava se dividindo, já não se entendiam mais. Cada um seguia o seu mestre, esquecendo que o nosso verdadeiro mestre é Jesus:
“Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?” (1Coríntios 1:13).
É evidente que temos que abrir os olhos quanto ao falso ensino, não podemos concordar com ensinamentos que não estão na Bíblia. Porém, nós também não podemos esquecer que nós não seguimos a homens, mas a Deus. Não foi Calvino nem Armínio que morreu por nós na cruz, foi Cristo.
Ou a teologia que seguimos, seja calvinista, arminianos ou sei lá qual mais, nos aproxima de Deus, nos faz orar mais, ser mais humildes, ler mais a Bíblia ou largamos tudo. Austin Fischer tem uma conclusão interessante sobre isso em seu livro:
“O problema com a teologia é que são humanos que a estão fazendo. Criaturas finitas, frágeis e caídas estão tentando entender o Criador. Tal ação, está propensa a resultar em erros e hilaridade” (FISCHER, 2015, p.19).
Eu tenho visto muitos irmãos se dividem por causa de teologia e placas de igreja. Eu já vi alguns cristãos batendo no peito rindo dos que não seguem a sua forma de pensar, já ouvi pastores chamarem arminianos de burros. A igreja não tem crescido com alguns destes ensinos e quem perde com a divisão é a igreja.
Nós somos um só corpo (1 Coríntios 12:14), sendo Cristo o cabeça, a teologia que temos deve nos fazer crescer e não nos dividirmos. Temos um só Deus, uma só palavra que nos guia que é a Bíblia, será que é tão difícil resolver algumas questões teológicas com um bom debate, sem guerra? Caso contrário morreremos ao nos dividir, pois se somos um só corpo como a Bíblia diz, um membro separado do corpo morre.
BIBLIOGRAFIA
FISCHER, Austin, Jovem Incansável Não Mais Reformado, Editora Sal Cultural, Maceió, 2015.
