“Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados” (V6).
Já se sentiu sem saída, abandonado, passando por um período tão ruim que você não consegue entender o que esta acontecendo? E você já se sentiu doente, sem forças e saúde? O Salmo 6 é este grito de lamento, é um desabafo em meio a tormenta.
Não sabemos o motivo deste lamento todo, quem sabe este Salmo seja a continuação da fuga, que Salmos 3 narra. Quem sabe ele tenha se lembrado de atos pecaminosos passados, ou de sua omissão como pai, e existe a possibilidade do salmista estar doente, sofrendo de uma grave enfermidade, nós não sabemos, mas conseguimos sentir um pouquinho do gosto do fel que ele está sentindo.
Ele tem a sua alma perturbada (V3) de tanta angústia. Ele se sente cansado (V6), seus olhos se consomem pela mágoa (V7). Enfim o cenário é de um derrotado.
Quem nunca sentiu derrotas em sua vida? Quem nunca passou por angústias e momentos negros? Isso acompanha o nosso existir, e aprender a lidar com tudo isso é importante para que não fiquemos loucos.
Este importante Salmo não é um lamento gratuito, é um desabafo, é uma busca furiosa por consolo e ajuda. Pois o que o sofrimento tem que fazer em nossa vida é nos colocar de joelhos.
Não há outra forma de passar por problemas, não existe saída para o nosso caos, apenas a busca incessante por Deus e por sua ajuda.
O interessante é que a oração angustiada termina com uma luz de esperança. O versículo 9 em diante, nos mostra o quanto Davi confiava em Deus, e já acreditava na solução do caos que ele passava.
O sofrimento não é eterno, o caos que nos persegue e nos machuca não dura para sempre e se tem uma coisa que estes problemas podem trazer para a nossa vida é alguns calos no joelho. Pois é assim, a melhor maneira de passarmos pelas dificuldades.
