ATRASO DE VIDA

Saí de casa ainda novo, antes dos 18 anos, por conta disso, fui morar em um pensionato, convivi com inúmeras pessoas, sendo que a maioria delas eram pessimistas.

Eu ainda lembro como se fosse hoje de todos os planos, sonhos e desejos que moviam a minha vida, só que eu também recordo as inúmeras opiniões contrárias, as críticas e desincentivos que sofria. Tive que aprender a lidar com isso antes de concretizar algum sonho. Mas perdi muito tempo, afinal, eu era um adolescente, sem ajuda e direção na vida, mas com muitos sonhos, graças a Deus que achei o meu caminho.

Pessimistas são complicados, pois sempre esperam o pior, suas palavras e atitudes são sempre negativas, conseguem de forma extraordinária transformar uma bela ideia em um erro imenso. É claro que temos que ser críticos, analisar as questões sobre todos os pontos de vistas antes de tentar, mas não é preciso para isso enterrar uma boa ideia ou desanimar alguém que está motivado a mudar o seu futuro. Eu dou graças a Deus que com o tempo aprendi a não ligar para estes, conheci gente realista, mas incentivadora e segui tentando mudar e crescer sempre. Quem corre atrás do que é bom encontra vida, quem não corre obviamente não encontra. Tudo vai depender de para onde você corre. 

Eu perdi um bom tempo ouvindo quem não corria para lugar algum, quem era desmotivado e vivia para por defeitos nos planos dos outros, mas esta minha situação me ensinou a preferir errar tentando a cometer o erro de não tentar.

Nem todos tem empatia, nem todos enxergam a questão com os seus olhos ou entendem a sua capacidade, é por isso que certos conselhos devem ser ponderados, refletir antes de ouvir e acatar. O segredo é buscar o equilíbrio, tentar ter um bom senso em tudo em um misto de crítico e otimista. Eu gosto de um provérbio chinês que considero fundamental para quem quer começar algo.

“Uma jornada de duzentos quilômetros começa com um simples passo”.

Nada na vida cai do céu, para tudo há um começo, por isso planeje, pesquise e tente. Cuidado com os atrasos de vida, esteja sempre com um pé atrás com conselhos ácidos e pessimistas. Ouça pessoas, ouça quem já tentou e não deu certo, porém em alguns casos eu diria para você tentar mesmo assim, é melhor errar tentando do que não tentar. Eu tenho uma máxima pessoal que carrego comigo desde sempre:

“A convicção é um dos combustíveis da boa empreitada”.

Se você tiver convicção, aliado ao estudo, pesquisa e dedicação, você chega longe. É claro que nem sempre onde sonhamos estar, mais muito mais longe do que em nosso período inicial.

Deixe um comentário