SALMO 12: CONTRA A FALSIDADE

“Salva-nos, Senhor! Já não há quem seja fiel; já não se confia em ninguém entre os homens.

Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções” (Salmos 12:1-2).

Há muito tempo atrás eu assisti um vídeo onde uma pessoa ensina o segredo de como descobrir se uma nota é falsa. O truque é simples, a pessoa passa um tempo tendo contato com o dinheiro, aprendendo e sentindo todos os detalhes da nota, para quando ela pegar uma nota falsa, perceber por conhecer muito bem uma nota verdadeira.

Este texto de Salmos começa falando de falsidades, é um pedido de socorro de Davi a Deus por conta de falsidades, bajuladores e interesseiros, nos mostrando que esta prática não é nova, existe desde a época de Davi:

“Davi olhou à sua volta para aqueles que dirigiam o governo e os negócios, e mesmo aqueles à frente das igrejas e das agências que deveriam servir para ajudar os outros – e tudo o que viu foram pessoas enganosas e manipuladoras, que apunhalavam os outros pelas costas” (CONNELLY; RICHARDS, 2016, p. 48).

Já me decepcionei com pessoas que eu achei que eram meus amigos, já quebrei a cara com gente que só estava interessado em algo que eu tinha e não em uma amizade verdadeira. Este Salmo é um grito de socorro. Não sabemos com quem Davi estava indignado. Talvez com alguém do seu próprio lar, ou no reino que ele governava, porém, não importa, sabemos como é ruim ser feito de idiota. Por isso, Davi tem uma mensagem dura aos falsos e hipócritas e com a paráfrase de Eugene Peterson o texto fica ainda melhor:

 “Corta os lábios deles! Arranca.

Aquelas línguas arrogantes!

Cansei de ouvir: “Podemos convencer qualquer um de qualquer coisa.

Nossos lábios controlam o mundo”” (Salmos 12:3-4) (2012, p. 704-705).

Ninguém gosta de falsidade e corrupção, esta oração é um desabafo para quem já foi traído ou já se cansou de ouvir falar de roubalheiras. Contudo, Davi neste Salmo nos faz um convite, clamar a Deus por ajuda e entregar a Ele nossos problemas.

Este Salmo não é só um clamor, um pedido de ajuda. Este ele também é uma declaração: Só há verdade em Deus, só há palavra pura n’Ele, é só Ele que pode trazer esperança para este mundo mentiroso e hipócrita.

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2013.

PETERSON, Eugene H. A Mensagem: Bíblia em linguagem contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2012.

CARSON. DA. Comentário bíblico vida nova. São Paulo: Editora Vida Nova, 2012.

CONNELY, Douglas.; RICHARDS, Larry. Guia Fácil Para Entender Salmos: Tudo Sobre os Salmos, Reunido e Organizado de Maneira Completa e Acessível. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson, 2017.

Deixe um comentário