CONCEITOS E PRECONCEITOS

Vivemos em um mundo de preconceitos, todos opinam sobre tudo, porém, sem ter a certeza de nada. O cara não concorda com o capitalismo apesar de nunca ter lido algo de “Adam Smith”, mete o pau no comunismo sem ter lido pelo menos “O Capital de Karl Marx”. Isso tem contar com os ateus que nunca folhearam a Bíblia, apesar de criticarem ela e os cristãos que mal a leem, quem dirá autores que tragam relevância a suas vidas.

As redes sociais nos trouxeram isso, oportunidade de nos expressar, porém, muitas vezes sem conteúdo ou base. Há quem diga que o nosso século será conhecido como a nova idade das trevas, apesar de eu acreditar que o homem sempre foi assim, poucos são relevantes e falam do que conhecem. Preconceito segundo o dicionário é:

“Prejulgamento; juízo de valor preconcebido sobre; opinião ou pensamento acerca de algo ou de alguém cujo teor é construído a partir de análises sem fundamentos, sendo preconcebidas sem conhecimento e/ou reflexão” (DICIO).

Todos nós temos os nossos preconceitos, em algum momento de nossa vida vamos acabar fazendo algum julgamento apressado, é claro que não confessamos, mas julgamos pode ter certeza, porém, o que vai definir tudo é como externamos este preconceito ou qual será a nossa visão de mundo como diria Theodore Dalrymple:

“Para quem acredita na injustiça da sociedade, será sempre possível apontar casos de méritos que não foram recompensados; da mesma forma, sempre será possível, àqueles que creem no valor do esforço pessoal, apontar casos de triunfo mesmo diante das mais severas circunstâncias. É a visão de mundo que determina a escolha das evidências, não o oposto” (DALRYMPLE, 2015, p. 111).

Talvez o problema que o preconceito traga seja a falta de conceitos, na verdade, como disse Edson Barbosa em uma de suas palestras que tive a alegria de assistir: “todo o preconceito é a prova da ausência do conceito”.

Penso que o mundo tem carecido de conceitos, tem tido falta de percepções e conhecimento e os cristãos, mais ainda. Creio que tudo vai depender de nossa visão de mundo, de como enxergamos o próximo e qual é o nosso guia. Gosto de uma citação de Brennan Manning que contextualiza isso:

“Os conceitos humanos limitados a respeito de Deus e do evangelho podem nos privar de viver os dois” (MANNING, 2007, p. 77).

A igreja tem tido carência de conceitos bem definidos da palavra, muitos tem levado uma vida de costumes e emoções, sem conhecer de fato quem é Deus. Tudo vai depender do significado da palavra “ser cristão”, de como você entende o que é ser um seguidor de Cristo.

Quanto mais eu vejo injustiça, mais eu me pergunto onde está a igreja, a cada episódio de ódio, preconceito ou fome, eu penso onde nós cristãos estamos colaborando e fazendo diferença. A forma como tratamos o próximo, vai evidenciar o quanto de conceitos calcados na palavra tem em nosso coração. A seriedade com que buscamos a Deus evidenciará como tratamos e vemos o semelhante.

É a falta de conceitos que constrói o preconceito, é a falta de compromisso com a palavra e com Deus que gera cristãos egoístas, preconceituosos e julgadores. Eu gosto de como Brennan Manning termina um dos capítulos de seu livro:

“Venha o teu reino.” O que faz que o reino venha é a compaixão sincera: um caminho de ternura que não conhece fronteiras, rótulos, separações em categorias ou divisões sectárias (MANNING, 2007, p. 85).

O preconceito é uma falta de conceito, é ler a Bíblia com os olhos fechados e achar que estamos imitando Cristo. Quando olhamos o próximo com amor e o respeitamos, entendemos quem somos e o que Deus fez por nós, que foi dar o seu filho ao invés de nos destruir.

Quando viramos o rosto e externamos o nosso preconceito, fazemos algo que Deus não fez e talvez esta seja a melhor hora para olharmos para a nossa vida e avaliarmos nossos conceitos, acho possível que nós não os tenha.

BIBLIOGRAFIA

MANNING, Brennan. O Impostor que Vive em Mim. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2007.

DALRYMPLE, Theodore. Em Defesa do Preconceito: A necessidade de se ter ideias preconcebidas. São Paulo, É Realizações, 2015.

https://www.dicio.com.br/preconceito

https://www.dicio.com.br/conceito

Deixe um comentário