SOBRE O SOFRER

Você já se perguntou por que sofre? Você já parou para pontuar o que te magoa ou te machuca tanto? Sofrimento segundo o dicionário é:

“Dor física ou moral; padecimento, amargura. Desgraça, desastre” (Dicio)

É evidente que o sofrimento físico não controlamos, se não formos medicados, certamente sofreremos. Mas e as outras situações? Por que sofremos tanto com a amargura, a perda de dinheiro, trabalho, ou o rompimento de um relacionamento?

O sofrimento está muitas vezes ligado ao fato de não aceitarmos o que aconteceu conosco. O sofrer é um constante olhar ao passado. É não aceitar e não seguir em frente, é uma prisão que nos deixa estagnados. Seiiti Arata vai dizer uma coisa interessante em um de seus vídeos (Como parar de sofrer em cinco minutos), que o sofrer é uma desconexão da expectativa com a realidade. É o não aceitar mudanças ou as situações adversas que não controlamos.

Entenda, não temos o controle da vida, entenda que o sofrer é inevitável, ter problemas, faltas ou mortes faz parte do cotidiano, sofre menos quem aprende a superar as adversidades de forma mais rápida:

“A dor não é uma ilusão, é sintoma da vida. Onde quer que haja vida, haverá dor; onde quer que haja vida, será possível desmascarar o desespero” (BONDER, 2005, p.13)

Se o sofrer é inevitável, faz parte da vida, lidar com o sofrimento é fundamental para seguirmos bem. Não estou falando para aceitar calado, em se estagnar ou se conformar, mas de agir, superar, aprender a crescer com o sofrimento.

Encare seus problemas de frente, aprenda a superar suas adversidades, entenda que todos sofrem e ganha quem sabe lidar com o sofrimento, quem busca soluções, quem aceita que a dor existe e todos têm.

Se lamentar, se entregar, ficar reclamando como coitado não ajuda. Entender o problema, aceitar e procurar uma maneira de seguir, sim.

 

BIBLIOGRAFIA

BONDER, Nilton, A arte de se salvar, ensinamentos judaicos sobre o limite do fim e da tristeza, Editora Rocco, Rio de Janeiro, 2015.

https://www.dicio.com.br/sofrimento/

Deixe um comentário