OLHAR NEGATIVO: APRENDENDO A AMAR: JOSH MCDOWELL

“Durante uma série de conferências de três dias na Universidade do Tennesse participei de uma reunião com a equipe da cruzada e alguns estudantes ativos na organização. Uma das estudantes disse:

“Não vou mais distribuir folhetos; Todo o mudo está mostrando uma atitude negativa em relação às reuniões e só ouvi comentários desagradáveis esta manhã”.

Na mesma hora perguntei: – Quantas pessoas lhe causaram problemas? Vinte e cinco?

– Não!

– Dez?

– Não!

– Cinco?

– Não!

Descobrimos que apenas duas pessoas haviam reagido de maneira negativa aos 200 ou 300 folhetos que foram entregues. Todos os que estavam na sala, ela inclusive, perceberam que o lado negativo fora superdimensionado (MCDOWELL, 2001, p. 65, 66)

Eu quis expor este trecho do livro para exemplificar como muitas vezes somos traídos por nossos olhares negativos. Alguns se perguntam por que tudo tem dado errado, mas não enxergam que muitas vezes só estão sendo vítimas de sua forma de ver a situação.

Há quem diga, eu mesmo não tenho certeza, que a Coca-Cola era um remédio que deu errado e acabou virando um dos refrigerantes mais consumidos no mundo. Ou que Thomas Edison, o inventor da lâmpada, tentou milhares de vezes, para no fim conseguir produzir a lâmpada que conhecemos. E que o livro da escritora Agatha Christie foi recusado por cinco editoras, para no fim ser publicado, sendo consagrada como uma das maiores escritoras de livros policiais do mundo. Os exemplos de persistência são muitos, a importância de conseguirmos combater nosso olhar negativo ante as frustrações é fundamental para o sucesso de nossa empreitada.

Temos que tomar cuidado para não transformarmos um probleminha em uma catástrofe, ou uma chuvinha fina em um temporal. Talvez por supervalorizarmos problemas é que nos encontramos ainda na mesma situação. E ao aprendermos a olhar o caso com outros olhos, talvez vejamos a saída que muitas vezes é mais óbvia do que imaginamos.

Eu costumo usar, (ou tentar), uma regra em minha vida quando tenho um problema para resolver. Se o problema tem solução, tento resolver, se não tem, tento lidar com as consequências daquele problema.

Um olhar positivo refresca a mente e nos deixa menos pilhado. Tentar acalmar a mente ante as situações nos faz ver as saídas que com o olhar negativo não nos é óbvio.

 

BIBLIOGRAFIA

MCDOWELL, Josh, Aprendendo a Amar, Sexo Não é o Bastante, Editora Candeia, São Paulo, 2001

http://www.cocacolaportugal.pt/informacao/curiosidades

Deixe um comentário