CONFISSÕES DE UM LEITOR

Quem me conhece um pouquinho que seja já percebe o meu profundo gosto pela leitura. Eu gosto muito de ler e já fazem quase três anos que eu tenho me dedicado ao máximo a leitura e ao estudo. Para coroar esta minha dedicação terminei 2017 com 74 livros lidos, dois a mais do que 2016, e pretendo continuar com este propósito por muitos anos, a meta é chegar em 100 livros ao ano.

Sempre que eu converso com um amigo sobre o hábito da leitura os mesmos que não têm este costume falam: É fácil você ler muito, você gosta de ler e tem tempo. O texto é a resposta que eu dou a estes quando ouço estas desculpas.

Para começar, vamos concordar com uma coisa, uma pessoa com um ótimo hábito de leitura lê em média de 12 a 20 livros por ano, que vai depender é claro dos números de páginas, tema e o estilo da escrita. Não se lê 74 livros por ano apenas por gostar de leitura. Quem lê uma quantidade desta provavelmente se planejou, teve uma meta e a seguiu a fim de chegar a um propósito (eu tenho um acredite).

Sobre o tempo, eu faço apenas uma pergunta, quem tem tempo hoje em dia? Eu curso uma segunda faculdade, tenho esposa, trabalho e tenho um blog que me consome algumas boas horas do meu dia, além dos livros que eu estou escrevendo, você acha que eu tenho tempo? Se eu leio muito, é porque eu me planejo, acordo cedo, separo horários para a leitura e otimizo o meu tempo. Eu gosto de uma frase na qual eu não sei quem é o autor:

“Quem quer faz, quem não quer arranja desculpas”.

Leitura é um hábito, e hábito se cultiva, por isso, jogue fora as desculpas, pense sobre todas as coisas inúteis que consome o seu tempo e separe um pouquinho de tempo para ler. 

Confesso que, por mais que eu gostasse de ler, quando resolvi ler mais, tive algumas dificuldades para deixar meus maus hábitos, mas tudo dependeu do meu esforço e da minha perseverança. Contudo sim, é preciso gostar de ler, caso contrário tudo ficará difícil. Eu não sei o que é não gostar de ler, por isso, fica difícil de opinar. Penso que muitas vezes o que temos é preguiça. Conheço muitos que não gostavam de ler, mas que por tentarem, acabaram por desenvolver tal hábito, basta não ter preguiça e tentar, por termos hoje muitos temas de livros acho difícil que alguém não consiga encontrar um tema que se adapte ao seu gosto pessoal.

Eu sei muito bem que é um desafio ler, separar tempo para estudar e ainda ter inúmeras outras coisas para fazer, mas isso não faz com que eu não leia, e sim que eu esteja constantemente me preparando, separando tempo e horário conforme a vida muda ou os compromissos vão chegando.

Gosto sempre de frisar que somos sempre propensos a fazer o que é mais fácil, todos os dias somos levados a fazer coisas que não agregam nada a nossa vida e com isso deixamos de crescer um pouco mais. Não é que eu só estude e não “perca tempo” com outras coisas, é claro que eu me divirto, relaxo, vejo um filme ou séries, mas eu não faço só isso. Todos os dias eu separo um tempo para o estudo e a leitura, tento viver a minha vida com equilíbrio, lembrando sempre que o que vale a pena é sempre mais o difícil e nos tira do comodismo.

2 comentários sobre “CONFISSÕES DE UM LEITOR

Deixe um comentário