JOIO E TRIGO

“Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi…” (Referência: Mateus 13:25-30; 13:36-43).

Esta é uma parábola muito importante que vem logo depois da explicação da parábola do semeador (Mateus 13:18-23), e nos dá um aviso fundamental: só Deus sabe quem realmente é cristão e quem não é.

O Joio é uma plantinha semelhante ao trigo, tão igual que pode ser tranquilamente confundida com um:

“O joio, também traduzido por “erva ruim” (NTLH), se parece muito com o trigo nos primeiros estágios de crescimento e, depois disso, as duas plantas ficam tão emaranhadas que não se pode remover uma sem danificar a outra” (CARSON, 2012, p. 1384).

Nesta parábola, Jesus nos dá um ensino importante: “Não somos nós que arrancamos o joio do trigo” (Mateus 13:28-30). Não cabe ao homem julgar quem é cristão ou não, quem é que vai ser salvo ou não, isso fica a cargo apenas de Deus. No último dia o justo juiz julgará e separará quem é joio e quem é trigo.

A título de explicação é interessante frisar algo. Alguns teólogos afirmarão que Cristo não está falando de falsos cristãos e verdadeiros cristãos e sim de religiões com cara de cristãs (falsas igrejas) e igrejas verdadeiras. Eles tiram esta conclusão por conta de Cristo dizer na interpretação da parábola (v. 36) que o campo é o mundo e não a igreja. Ao meu ver, esta interpretação é equivocada, pois a parábola fala do joio e do trigo, ou seja, do falso cristão e do verdadeiro cristão, ou conforme o texto explica: a boa semente (v. 38) que são os filhos do reino e a má semente, que são os filhos do maligno. O mundo aqui, diz respeito ao local onde os cristãos atuam. Outra coisa que eu quero frisar, alguns intérpretes afirmarão que o texto fala de cristãos e não cristãos, o que considero outro equívoco, pois o texto fala do joio, algo que parece com o trigo, e não de de pessoas não cristãs. E ainda o texto alerta para o fato que foi o inimigo que semeou este joio, este falso trigo (falso cristão).

“Assim, o campo é o mundo inteiro, mas, do ponto de vista que contempla o mundo como a esfera onde a igreja exerce sua influência; […]. O “joio” é a imitação do trigo. Essa ideia requer interpretação, porquanto o “joio” não é somente qualquer pessoa irreligiosa ou incrédula, mas aqueles que fingem ser parte do “reino”, postando-se entre os cristãos” (CHAMPLIN, 2014, p. 439).

O texto não fala da igreja, mas de cristãos verdadeiros e de falsos cristãos. Não adianta amigos, o mundo é composto de joio e trigo, de cristãos verdadeiros e falsos. É claro que temos que sempre tomar cuidado com as heresias e aplicar a palavra em todo ou qualquer falso ensino, não devemos nos calar. Porém, quem vai arrancar, quem vai dar fim de verdade ao joio é somente Deus.

Eu já vi gente que em nome de separar os “falsos cristãos” dos “verdadeiros” acabaram condenando o diferente, as coisas que não entendiam, a música que era barulhenta demais ou o cara que tinha um cabelo muito comprido. Eu sei que Jesus disse que pelos frutos conhecerei (Mateus 7:16), são os frutos que revelam quem é realmente cristão, porém, nem sempre acertamos, nem sempre o homem sabe enxergar este fruto.

Eu tive um amigo em minha antiga igreja que sempre caía no alcoolismo e nas drogas. Foram tantas as vezes que ele parou o voltou a usar que alguns colegas me falaram que o pastor deveria expulsar aquele cidadão da igreja. Graças a Deus que o pastor não fez isso, pois no fim, aquele cara mudou de vida e hoje é um missionário usado por Deus.

Devemos vigiar sim, não tenha dúvida e através da palavra confrontar tudo o que não é Bíblico, mas não podemos condenar ninguém. E acima de tudo, nem sempre o diferente é pecaminoso ou do demônio, às vezes ele é apenas diferente.

Só Deus conhece quem é o cristão verdadeiro e quem não é o cristão verdadeiro, no mundo existe joio e trigo, porém, não somos nós que faremos a separação, só Deus no dia do juízo.

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2013.

CHAMPLIM, Rn. O Novo Testamento interpretado Versículo a Versículo. São Paulo: Editora Hagnos, 2014.

CARSON. DA.; FRANCE , RT.; MOTYER, J. A.; WENHAM, G. J. Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Editora Vida Nova, 2012.

RIENCKER, Fritz. Evangelho de Mateus: Comentário Esperança. Curitiba: Editora Esperança, 2012.

Deixe um comentário