O SERMÃO DO MONTE PT 17: OLHOS

“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (MT 6:22-23) (NVI). 

Eu gosto do filme click, o ensinamento que o filme passa é muito importante. A história gira em torno de uma pessoa que após se ver cansado de trabalhar e buscar o seu sucesso profissional, ganha um controle capaz de fazer com que ele consiga pular alguns momentos tediosos de sua vida. Porém, ao longo do filme, vemos ele perdendo momentos importantes, e ele percebe que com o tempo perdeu muita coisa valiosa.

Conheço alguns que vivem neste automático, que vivem suas vidas para o trabalho e deixam as pequenas e principais coisas passarem despercebidas. No fim do filme Click, o protagonista, já muito tarde, conclui que a família deve ser uma das prioridades, porém na vida real, muitas vezes esta conclusão chega de maneira tardia.

Os olhos são a candeia do corpo, ou como Eugene Peterson coloca em sua Bíblia A mensagem:

“Os olhos são as janelas do corpo. Se vocês abrirem bem os olhos com admiração e fé, seu corpo se encherá de luz. Se viverem com os olhos cheios de cobiça e desconfiança, seu corpo será um celeiro cheio de grãos mofados” (2012, p. 1385).

O olho é o órgão que nos guia, tudo começa pela nossa forma de olhar as coisas. É através do olho que lemos, conhecemos e aprendemos.

“O olho é o órgão por meio do qual nossa personalidade é guiada (v. 22, 23). Se concentrarmos nossa visão no que o mundo considera sucesso, nossa percepção será distorcida, e a luz da revelação de Deus a respeito da realidade será bloqueada” (RICHARDS, 2013,p. 631-632).

Eu gosto daquele ditado popular que diz: “O pior cego é aquele que não quer ver”, afinal, a frase tem a sua razão.

Muitas vezes ficamos cegos buscando coisas e esquecemo-nos de Deus. Ou o que é pior, corremos atrás de coisas que nos destroem, achando que aquilo é o que Deus quer que façamos. Nesta metáfora, Cristo não esta falando de cegos literais, mas daqueles cujo coração é guiado por outras coisas. Olhos e corações têm significados semelhantes na Bíblia.

“Tudo é uma questão de visão. Se temos visão física, podemos ver o que estamos fazendo e para onde vamos. Da mesma forma, se temos visão espiritual, se nossa perspectiva espiritual está devidamente ajustada, então nossa vida fica cheia de propósito e de incentivo” (STOTT, 1982, p. 163).

Habitualmente deixamos a vida passar em nome de pouca coisa, ou seguimos por caminhos difíceis pensando ser esta a vontade de Deus. Seus olhos são o seu guia, sua forma de olhar as coisas vai definir quem você é e como vive o evangelho. Por isso, pense bem em como você vê as coisas e busque a melhor forma de ver. Olhe para a cruz e fundamente sua vida na palavra de Deus para que você não siga cego e contaminado pelas influências deste mundo.

BIBLIOGRAFIA

PETERSON, Eugene H, A Mensagem, Bíblia em linguagem contemporânea, Editora Vida, São Paulo, 2012.

STOTT, John, Contracultura Cristã, A Mensagem do Sermão do Monte, Editora ABU, São Paulo, 1982.

RICHARDS, Lawrence, Comentário Bíblico do Professor, Um Guia Didático Completo Para Ajudar no Ensino das Escrituras Sagradas do Gênesis ao Apocalipse, Editora Vida Acadêmica, São Paulo, 2013.

 

Deixe um comentário