“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?” (Referência: MT 6:25-34) (NVI).
Não é coincidência que este texto venha logo após o aviso de que é impossível ter dois senhores, Deus e o dinheiro. Pois este texto é a continuação ao aviso, e se estende a quem se preocupa demais com o vil metal.
O texto que vai do versículo 25 ao 34, começa falando para não nos preocuparmos. O texto não fala não trabalhe, ou fique de braços cruzados, ele fala não se preocupe. Ou conforme algumas traduções como a Almeida Século 21: Não fiqueis ansiosos. Que vem de uma raiz grega e significa distrair (CHAMPLIN, 2013, p. 331).
Confesso que quando eu escrevi este texto e estudei esta passagem estava desempregado e prestes a me casar. A frase não fiqueis ansiosos, não caía bem para quem tem contas e não tem um trabalho. Estamos em um período econômico complicado, onde ficar desempregado não é algo tão legal assim. Mas o texto diz para não nos distrairmos com isso, as coisas do mundo são distrações que tiram o propósito da nossa vida, o real foco, nossa verdadeira missão.
Afinal, quem é que alimenta as aves do céu? (v. 26) Quem é que consegue acrescentar algum tempo de vida, por conta de sua preocupação? (v. 27). Deus cuida de nós, é Deus que provê a todos, por isso que, se preocupar é uma bobagem. É claro que é muito normal, principalmente se somos pais de família, mas a Bíblia nos convida a confiar em Deus.
“Viver o reino significa deixar nossa vida aos cuidados do Pai, a fim de que possamos nos concentrar no que realmente importa, buscando “em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça”” (RICHARDS, 2013, p. 632).
O interessante é que o texto fecha com chave de ouro alguns importante assuntos abordados em versículos passados. Não junte tesouros terrenos (v. 19), aprenda a olhar para a luz (v. 22), ninguém pode servir a dois senhores (v. 24). Encerrando o tema falando quem realmente provê e a quem devemos ter como prioridade.
No começo do texto eu falei que estava desempregado, em meio a este período de crise e prestes a casar. O que eu não falei é que eu não estava preocupado. Não porque eu me achava melhor do que os outros, mas porque nesta minha caminhada aprendi a confiar em Deus. É Ele que nos supre, é Ele que cuida de nós, e mesmo em meio a lutas, Ele sempre provê a saída e nunca nos deixa na mão, sendo que, no fim, deu tudo certo, consegui um emprego e estou seguindo bem, graças a Deus. Confiar é largar o controle e ter a certeza de que no fim dependemos apenas dele.
BIBLIOGRAFIA
CHAMPLIM, Rn. O Novo Testamento interpretado Versículo a Versículo, Editora Hagnos, SÃO PAULO, 2014.
RICHARDS, Lawrence, Comentário Bíblico do Professor, Um Guia Didático Completo Para Ajudar no Ensino das Escrituras Sagradas do Gênesis ao Apocalipse, Editora Vida Acadêmica, São Paulo, 2013.
