PODER E AUTORIDADE: O MONGE E O EXECUTIVO: JAMES C. HUNTER

Eu gosto muito do livro: O monge e o executivo, poderia ressaltar inúmeras lições que tirei a fim de ser um líder melhor, mas neste texto quero enfatizar apenas algo que considero o cerne do livro, a concepção de poder e autoridade.

“Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer” (HUNTER, 2004, p. 26).

Conheci muitos em posição de poder, líderes que obrigavam pessoas a fazer tudo o que ele queria fundamentado em suas ameaças. Isso é liderança através do poder.

“Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal” (HUNTER, 2004, p. 26).

Quem lidera através de sua autoridade influencia, quem lidera através do poder, pode até conseguir o que quer por um tempo, mais depois, as pessoas acabarão se rebelando e este líder terminará tendo muitos problemas.

“A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas” (HUNTER, 2004, p. 27).

É claro que em algum momento de sua vida, ou por conta de algum problema que pode estar ocorrendo no setor em que você lidera, você tenha que agir com poder. Às vezes é necessário, mas no geral você usa apenas em último caso.

Considero o livro: O monge e o executivo fundamental, para aprender as técnicas da liderança servidora, liderança esta que Cristo usou muito.

Trabalhar com pessoas não é fácil, liderar seres humanos com seus costumes, histórias e problemas é um desafio, porém tudo fica muito melhor quando você aprender a liderar da forma certa e aprender o conceito de autoridade é fundamental para acertar.

O livro é muito mais profundo que isso, ele ensina algumas outras importantes técnicas, vale a pena ler. Contudo o objetivo deste texto é apontar que existe uma forma muito mais profunda de liderar, que nos traz mais desafios é claro, mas também nos traz muito mais resultados.

Vale a pena entender e gravar na mente o conceito de poder e autoridade, vale a pena aplicar o modo de liderança que Jesus Cristo usou, principalmente por ser comprovadamente o melhor método. Afinal, foi com autoridade que Ele liderou e ensinou 12 pessoas e lhes deu uma missão que dois mil anos depois ainda dão muitos frutos.

BIBLIOGRAFIA

HUNTER, James C. O monge e o executivo, uma história sobre a essência da liderança, Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2004.

Deixe um comentário