LÍNGUA MENTIROSA

língua mentirosa… (Provérbios 6:17).

A meu ver, um dos grandes problemas da mentira não é só o enganar o próximo, mas também fazer com que o mentiroso seja alguém que ele não é.

A mentira faz o mentiroso ter uma aparência que não é dele, vender atitudes que ele não pratica e algumas vezes dá a oportunidade dele fugir de responsabilidades que ele precisa assumir, fazendo com que a sua existência seja falsa e sem vida.

No fim, o maior prejudicado é o próprio mentiroso e não quem ele engana. Pois é ele que vai viver uma vida que não existe, é o mentiroso que vai construir um caminho que nunca trilhou, perdendo a oportunidade de ter suas próprias experiências e aprendizados.

Quando eu morava em uma outra cidade, conheci uma pessoa muito mentirosa, cada dia a sua vida era narrada de uma forma, de tempos em tempos ele tinha uma profissão, um hobby e um costume diferente. Este cidadão devia ser um homem muito infeliz, pois descrevia experiências nunca vividas, coisas que nunca tinha feito, além de ser uma pessoa desacreditada, a chacota do grupo. Provérbios 12:22 diz:

“O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade”.

Ser genuíno é uma das marcas do cristão, por isso que a verdade deve ser um dos seus cartões de visitas.

A vida do mentiroso é ser quem ele não é, e o seu castigo é falar do que nunca vivenciou. Por isso, não engane o próximo, mas também não se engane tendo uma vida que não é sua. Não se esqueça que uma mentira leva a outra, até que um dia você estará acreditando nelas também.

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2013. 

Bíblia Sagrada – Nova Tradução na Linguagem de Hoje. São Paulo: Ed. Soc. Bíblica do Brasil, 2005.

PETERSON, Eugene H. A Mensagem: Bíblia em linguagem contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2012.

Deixe um comentário