CRISE

Crise é aquele momento da economia onde os preços sobem, o desemprego aumenta e o medo toma conta de tudo. Gosto de pensar que a crise também é um momento para sairmos do comodismo, de pensar em ideias melhores, procurar outros desafios. Não tenho medo de crise, nossos pais e avós já passaram perrengues piores e superaram, por que nós também não iríamos conseguir?

Acho interessante ouvir pessoas mais velhas, suas dificuldades passadas e a maneira como lidaram com elas, pois eles nos dão força para encarar a vida com mais esperança. Afinal, quem nunca passou por uma Crise? Quem nunca sentiu o chão desabar? Quem nunca achou que nunca mais se recuperaria? Normal, mas quando ouvimos outras experiências, outros pontos de vistas, nós enxergamos como nem tudo está perdido.

É na crise que crescemos, que os fracos caem e que aprendemos a procurar outras saídas. É durante a crise que muitas ótimas ideias surgem, que portas que nunca imaginamos que um dia se abririam, acabam se abrindo, que oportunidades novas nascem. Porém, o ponto mais importante da crise é que ela nos faz confiar mais em Deus, confiar em seus cuidados e nos leva a buscá-lo com mais constância.

Não se esqueça de como é comum nos acomodarmos, o leão que já conquistou o seu espaço, que já chegou onde queria chegar ou que já conseguiu uma certa estabilidade, tende a se encostar.

Gosto de dia a dia me lembrar que o mundo é incerto e que nada é para sempre, isso me faz sempre olhar adiante a não parar. Convivo com mudanças de maneira bem tranquila, pois sei bem da  importância dela para o nosso crescimento, além de saber que somos frágeis e finitos e mais dia ou menos dia, vamos ter que aprender a lidar com quedas e perdas.

Contudo, a crise tem um último lado muito importante, pois é durante a má fase que você vê quem realmente se importa. É na falta que você enxerga quem divide e auxilia, é quando não sobra, que você vê o bom coração.

Eu não me impressiono quando vejo empresários explorando o pobre, não me admiro quando vejo injustiças e falta de amor, mas agradeço a Deus por saber que é só na crise que percebemos a verdade, sem máscaras.

A crise é algo comum, dou graças a Deus por ela, pois é na crise que lembramos que somos fracos, é ela que nos faz olhar uns para os outros, é a crise que derruba a nossa autossuficiência, que revela quem é o homem e o quanto a sociedade que ele criou é fraca e limitada.

Não se desespere com a crise, não entre em pânico quando descobrir a sua limitação ou perceber que está no fim de uma empreitada por conta dela. Aprenda a olhar para frente e prosseguir. Não somos infinitos, muito menos autossuficientes, somos fracos e dependentes. Diante disso, quando a crise chegar, aprenda a recomeçar, busque o novo sem se esquecer de quão limitado e finito realmente somos e do quanto temos que aprender a confiar em Deus.

Deixe um comentário