“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?” (Referência MT 7:15-20) (NVI).
Quando bem novo eu trabalhei como cobrador de ônibus e a coisa que mais nos preocupávamos na época, além de sermos assaltados, era pegar dinheiro falso, pois nos trazia um incômodo sem tamanho. O curioso era que por estarmos acostumados a mexer com dinheiro, dificilmente nos enganávamos. De tanto pegar no dinheiro verdadeiro, quando pegávamos o falso logo percebíamos, a não ser que estivéssemos distraídos.
Neste texto Jesus nos dá um aviso: Cuidem com os falsos profetas, com os lobos em pele de ovelha. Confesso que acho a cena curiosa, um lobo em pele de ovelha não é comum, mas é a descrição perfeita para exemplificar e descrever os falsos líderes.
Uma ovelha é um animalzinho gentil e manso, o lobo é um animal feroz, que com toda a certeza consegue trucidar uma ovelha sem qualquer dificuldade. E é sobre este perigo que o texto nos adverte. Cuidado com os falsos pastores que tem como propósito de vida se disfarçar de ovelhas a fim de devorá-las, de extorquir e enganá-las em nome de Deus.
No entanto o texto continua, e nos dá a receita para descobrirmos quem são estes, o versículo 16 nos avisa: “Por seus frutos os conhecereis”. Frutos em grego karpos e significa:
“Qualquer parte de uma planta que é considerada fruto, incluindo sementes e polpa” (LOW; NIDA, 2013, p. 33).
E sobre este significado, John Stott faz uma conclusão interessante:
“Nenhuma árvore pode esconder a sua identidade por muito tempo. Mais cedo ou mais tarde ela se trai, pelo seu fruto. Um lobo pode disfarçar-se; uma árvore, não (STOTT, 1982, p. 211-212).
Ser cristão é ter a vida mudada, é apresentar mudanças visíveis e explícitas. É impossível ser tocado por Cristo e continuar andando no caminho velho, não ter caráter, ser desonesto e não ter boa conduta. E quem é lobo, mais tempo ou menos tempo apresentará estes frutos ruins e com certeza um dia será cortado e lançado ao fogo.
Toda árvore boa dá bons frutos (v. 17), este é o RG de um bom cristão, um pastor temente a Deus é um profeta da vida. É pelos frutos que podemos identificar os falsos dos bons profetas, por isso, abra o olho e fuja de quem não tem bons frutos.
BIBLIOGRAFIA
STOTT, John, Contracultura Cristã, A Mensagem do Sermão do Monte, Editora ABU, São Paulo, 1982.
LOUW, Johannes, NIDA, Eugene, Léxico Grego-português do Novo Testamento, Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo, 2013.
