INTOLERÂNCIA

A Intolerância é um mau que atinge o nosso século e tem provocado confusões por onde passa. E qual seria a causa destas brigas? Defender seu ponto de vista a qualquer custo é claro. Intolerante segundo o dicionário é:

“Inflexível; sem tolerância, clemência; qualidade da pessoa que não perdoa, não tolera ou não aceita erros e falhas” (Dicio)

O intolerante é o cara que não aceita mudança, que considera o seu ponto de vista o mais certo e que pensa que a sua forma de agir é a única correta. E se formos falar sobre liberdade religiosa, o assunto ganha ainda mais polêmica. Pois muitos acham que apenas suas crenças são as mais certas, são as únicas que devem existir.

Entenda, eu sou cristão, acredito que Cristo é a verdade, mas não posso obrigar ninguém a acreditar nisso e nem desrespeitar a religião ou credo da outra pessoa, por crer em meu Deus. Quando ouço notícias de cristãos chutando santas ou agredindo pessoas de uma religião oposta a sua, fico horrorizado. Penso que não é esta a atitude que a Bíblia nos aconselha termos.

Veja bem, existe um grande problema em sermos intolerantes, abrimos a porta para que outros também sejam conosco. Existe também um segundo problema em obrigarmos que outros a aceitarem nossa crença, estamos também abrindo a porta para que outros também nos obriguem a acreditar em suas crenças.

Não podemos obrigar  todos a pensarem ou acreditarem no que nós acreditamos, mas podemos brigar pelo direto individual de crença. Nós cristãos somos chamados para sermos sal e luz, para pregarmos e sermos diferença e não para convencer e obrigar as pessoas a pensarem como nós.

O caminho da intolerância é obscuro e violento, é um caminho que não comunica o evangelho de Cristo. Não somos chamados para convencer, quem convence é o Espírito Santo, somos chamados para pregar a mensagem da cruz e respeitar quem não acredita como nós acreditamos.

Aprenda a argumentar com respeito e a pontuar o que não acha correto de forma clara e consistente. Quem tem bons argumentos respeita. Quem não tem, mal ouve o próximo, quanto mais vai fazer a diferença.

Sem respeito não seremos ouvidos, se você não ouvir o próximo, não conseguirá comunicar seu ponto de vista. A nossa missão é apenas comunicar, brigar por respeito e justiça. Não estou falando para você engolir tudo ou aceitar todas as religiões, mas respeitar. O sucesso de uma boa pregação começa com o respeito ao próximo, entendendo que todos têm o direito de pensar como bem quer, no mais é obra do Espírito Santo.

 

 

BIBLIOGRAFIA

https://www.dicio.com.br/intolerante

Deixe um comentário