CULPADO

Algumas igrejas insistem em ensinar que a culpa do alcoolismo é de um demônio, que alguns são pobres por que o devorador está acabando com suas riquezas. Que o marido traiu a mulher por causa da pombagira. Eu sei que o inimigo tenta nos derrubar, a Bíblia diz que ele está ao derredor, rugindo como um leão (1 Pedro 5:8). Contudo eu também sei que nem tudo é culpa dele.

É muito mais fácil culpar uma entidade, do que assumir a culpa por seus erros. É bem mais simples arranjar um bode expiatório, do que confessar que você não sabe administrar seu salário, ou que é um gastador compulsivo. Assumir nossos erros não é tão simples assim eu sei, afinal, e a nossa reputação como fica?

Tiago 1:14 diz que somos tentados por nosso próprio pendor para o mal, por nossa própria cobiça. Eugene H. Peterson parafraseia de forma genial esta passagem:

“Ceder à tentação é decisão nossa. Culpar Deus é malandragem! A tentação nasce dos impulsos incontroláveis dentro de nós” (PETERSON, 2012, p. 1727)

Quando você peca é culpa sua amigo, não atribua ao diabo algo que você está fazendo. É importante aprendermos a assumir a nossa culpa, para depois mudarmos. Eu sempre digo e volto a repetir, só mudamos quando assumimos nossos erros.

“A fé traz ao crente um novo sentido de responsabilidade. É comum para o ser humano culpar Deus ou Satanás por seus próprios pecados (“o diabo me conduziu a fazer isso”; para muitos isso vai além de uma mera expressão)” (RICHARDS, 2013,p. 1189)

Ser cristão é assumirmos quem somos e buscar mudança. Ser cristão é olhar para cruz, tendo consciência que sem Cristo, estaríamos consumidos em nossos pecados, e não ficarmos arranjando desculpas para nossos erros. Culpar a outros é fácil, Adão culpou a Eva por um erro que ele cometeu e parece que desde lá, tentamos usar a mesma técnica.

Aprenda a assumir seus erros, entenda as suas falhas e busque mudança. Ninguém é perfeito, isso todo mundo sabe, porém só muda quem confessa suas imperfeições, esse sim caminha em direção da mudança.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada – Bíblia de Jerusalém; Paulus, São Paulo, 2013

PETERSON, Eugene H, A Mensagem, Bíblia em linguagem contemporânea, Editora Vida, São Paulo, 2012

RICHARDS, Lawrence, Comentário Bíblico do Professor, Um Guia Didático Completo Para Ajudar no Ensino das Escrituras Sagradas do Gênesis ao Apocalipse, Editora Vida Acadêmica, São Paulo, 2013

 

Deixe um comentário