CAOS CRISTÃO

Que a igreja não se entende isso nós já sabemos, é meio óbvio, basta vermos as discussões de internet, ninguém consegue entrar em um consenso quanto a coisas básicas, como batismo no Espírito Santo, como interpretar a Bíblia ou sobre qual é o jeito correto de orarmos, isso que a Bíblia já é bem clara quanto a estes assuntos, imagine se não fosse. Agora se partirmos para assuntos como predestinação ou a volta de Cristo, aí o caos cristão é instalado. Isso que eu nem entrei no tema denominações e seus vários costumes

Um tempo atrás assisti a um vídeo chamado “Os dois túmulos de Jesus” do canal “louco por viagem” que evidencia bem este nosso problema de convivência.

O autor do vídeo começa a mostrar o local que é um dos possíveis túmulos de Jesus. Neste lugar que é um centro turístico, se encontra a Igreja do Santo Sepulcro, administrado, na teoria, por cinco denominações: A Católica Romana, Grega Ortodoxa, Armênia, Ortodoxa Copta, Ortodoxa Etíope e a Ortodoxa Síria.  O curioso é que estas denominações não se entendem, não conseguem tomar decisões básicas a respeito da administração do local. O problema é tão grande que quando foi feito uma reforma uns duzentos anos atrás, esqueceram uma escada em um dos telhados e eles não conseguiram decidir quem iria tirar a escada, no fim, nestes anos todos ela ficou lá, visível, fazendo parte da fachada do local, como prova da ignorância e falta de diálogo entre os religiosos. Mas as amostras de falta de diálogo não pararam por aí, pois eles também não conseguem decidir quais das denominações vão abrir e fechar a porta do templo. Sendo que isso é feito por muçulmanos voluntários e pasmem, nos banheiros que os visitantes do local usam, não tem papel higiênico, pois eles não conseguem decidir quem irá comprar o papel.

Este cenário todo não me deixa tão impressionado, pois a falta de diálogo tem sido uma das marcas da igreja cristã há séculos. Igrejas se dividem toda a hora, cristãos se digladiam e armam verdadeiras guerras, enquanto irmãos se dividem cada vez mais. 

No momento a divisão tem sido política, cristãos tem brigado por seu lado, defendendo o seu ponto de vista com tanta dedicação que pessoas que pensam o contrário têm sido aviltadas como inimigos. Há um tempo a divisão tinha sido por conta de Calvino e Armínio e quando os ventos mudarem, não saberemos qual será o motivo da briga, mas sabemos que a igreja seguirá brigando e se dividindo, como tem feito estes anos todos.

Gálatas 5:16 ao 26 a Bíblia lista uma série de frutos da carne e depois frutos do Espírito. Entre os muitos frutos da carne estão as inimizades e as brigas (V20), e quando olhamos para a igreja a sua incapacidade de dialogar sem torcer a Bíblia para justificar seus erros, vemos que a igreja tem estado cada vez mais longe de Deus.

A igreja tem se dividido cada vez mais, está faltando empatia e sobrando arrogância. O amor tem esfriado cada vez mais, e a vontade de estar certo tem sido a prioridade ao invés de amar e olhar para o próximo.

Penso que os cristãos tem sido cada vez mais religiosos, os invés de cristãos. Decorando cada vez mais os costumes da igreja, ao invés de ler a praticar os ensinos de Jesus.

Enquanto seguimos a placa de uma igreja, certamente nos dividiremos, só haverá união novamente quando olharmos para a cruz, tendo em mente que somos todos fracos e pequenos.

Deixe um comentário