Mario Sergio Cortella em um de seus vídeos, sendo ele um fragmento da palestra de lançamento do seu livro: “Família, urgências e turbulências” fala algo curioso sobre prioridade, uma coisa no qual eu já tinha esquecido: “Prioridade é uma coisa que não existe no plural, se eu disser que tenho duas prioridades é porque eu não tenho nenhuma, pois a palavra prioridade exige ser exclusiva”. Prontamente fui consultar o dicionário a fim de conferir a veracidade de sua afirmação e encontrei a seguinte interpretação da palavra prioridade:
“Condição do que ocorre em primeiro lugar; o primeiro em relação aos demais. Estado de quem ou do que ocupa o primeiro lugar” (dicio)
Ou seja, é impossível termos duas prioridades, ou temos uma prioridade ou nenhuma, conforme de forma muito coesa afirmou Cortella.
Tenho aprendido que as famosas listinhas de metas não são besteiras, colocar no papel nossos planos é o caminho para poder visualizar nossos objetivos e procurar as ferramentas certas para realizar.
Entender que não existe prioridades e sim prioridade é ter um mente que para realizarmos algo, uma coisa que realmente funcione e vale a pena, temos que nos dedicamos a uma coisa de cada vez. Você já teve um monte de planos e ideias onde no final acabou por não fazer nada? Então, provavelmente você não teve uma prioridade, por isso nada foi para frente.
Quando eu comecei o Hawthorn, minha antiga banda, na época eu a coloquei como prioridade até ver a coisa funcionando, a mesma coisa foi o blog. Sendo que hoje, por estar bem organizado, ele funciona de modo automático, ainda mais que ele é uma extensão dos meus estudos e pesquisas.
Por isso pontue bem seus planos e aprenda a executar um de cada vez, coloque no papel seus projetos e dê prioridade para o empreendimento mais relevante, até a conclusão, ou o andamento do projeto. É claro, eu não faço apenas uma coisa na minha vida, tenho muitos projetos e sonhos, mas para fazer com que algo funcione, eu me dedico 100%. Eu tenho uma prioridade apesar de fazer muitas coisas, e é esta prioridade que deve estar sempre bem pontuada e na frente de tudo.
Por isso respire o que você quer fazer, viva seu projeto, dê prioridade máxima até ver aquilo ganhar vida e força. Aí pouco a pouco, sem pressa alguma, é possível vermos nossos planos ganhar vida, projetos pessoais sair do papel, sonhos ganhar os contornos da realidade.
Penso ser este o melhor caminho para não nos perdermos no desânimo, para não começarmos algo e logo largarmos no mar dos planos fracassados.
BIBLIOGRAFIA
https://www.dicio.com.br/prioridade
