SOMOS TODOS INCOMPETENTES

Gosto muito de ver alguém que entende do assunto falar, gente que gastou tempo estudando e pesquisando, professores que dedicaram horas lendo e se aprofundando antes de dar uma aula. Gente que realmente sabe alegra o meu coração, me incentiva a estudar e ser ainda melhor no que faço.

A boa notícia é que o conhecimento é inesgotável, se você tem o hábito de estudar e ler, nunca terá uma vida monótona, pois sempre terá a possibilidade de se deparar com o novo, com o aprendizado, com o crescimento pessoal.

Para quem tem consciência e é humilde, o simples fato de que “ninguém sabe de tudo” já serve como um bálsamo, um impulso para que nunca deixemos de aprender e a crescer, pois afinal uma das poucas verdades que devemos nos lembrar é a de que “Somos todos incompetentes”. Não sabemos de tudo, é impossível você ser especialista em todas as áreas, sendo que com certeza, quem diz que sabe de tudo, no fundo, não sabe de nada, ele só não sabe disso

É totalmente inconcebível você saber de tudo, foge da lógica simples, da coerência e da racionalidade, existe muita informação para que você seja a pessoa mais informada. E se no fim, a fim de tentar saber de tudo, você tentar se dedicar em um pouquinho de cada coisa, no final, você não terá profundidade em nada.

Se dedique a algumas áreas, gaste tempo para se especializar cada vez mais, pois é melhor alguém ser ótimo em algumas poucas coisas, do que ser “bom” em um monte de coisas, onde no final, não vai ter profundidade em nada.

Tento cultivar todos os dias um coração humilde, tento ter consciência da minha ignorância, sendo que por cultivar tal atitude já prendi muito e a cada dia aprendo mais. Já recebi ótimos conselhos de quem não tinha o primeiro grau completo, mas aprendeu a duras penas, apanhando da vida. Assim como também de muitos que tinham formação e até estudado no exterior. Já me deparei com ignorantes com mestrado e doutorado, e verdadeiros sábios que mal sabiam escrever, pois, quem está aberto ao conhecimento aprende, enxerga a oportunidade de crescimento e sabe que todos sabem um pouco.

O conhecimento é inesgotável (penso que a burrice também), por isso, não caio na armadilha de achar que eu sei de tudo. Aprendo a me aprofundar e tenho o costume de questionar o que eu sei, pois às vezes podemos estar equivocados e nos fechar para o conhecimento.

Todos são incompetentes em uma área e quem sabe disso é humilde e cresce dia a dia. A grande maravilha de vida é que quanto mais você reparte, mais você aprende. Viver é uma troca, cada um dá um pouco de si e no final todos saem ganhando.

 

Deixe um comentário