Alguns assuntos nos desnudam, nem tudo é fácil de escrever por nos expor demais, dando assim voz a más interpretações e equívocos. Escrever é sempre um risco, mas é um risco que eu gosto de correr, então vamos lá.
Considero interessante observar pessoas explicando a depressão, cada ponto de vista, pontuação e frase me deixa pensativo ao mesmo tempo em que eu lamento muito. Em especial as frases de efeito, que tentam ajudar, mas acho que complica ainda mais.
Alguns afirmam que depressão é excesso de passado, outros dizem que é frescura de quem não tem o que fazer, e tem até quem diga que depressão é falta de oração, como eu mesmo ouvi uma vez em sala de aula. O pior foi que naquele período eu passava por um período muito complicado, e a frase só ajudou a me deixar mais indignado.
São muitas as teorias que tentam definir o que é depressão e em terras em que pastores, cristãos e pessoas das mais diversas estão se matando, acredito que trazer o assunto a tona é ainda muito necessário. Eu já escrevi sobre o assunto no texto “Depressão”, se quiser ler fique a vontade é só clicar no link Depressão, mas o propósito deste texto é dar outro enfoque. Eu também já falei se os suicidas vão para o céu no texto “Os suicidas vão para o céu?”é também só clicar, e também já falei sobre depressão pastoral. A intenção com este texto é dar o meu ponto de vista, talvez mais um entre tantos, do que é depressão.
Tenho uma enorme empatia pelos depressivos, a parte ruim é que eu tenho esta empatia talvez por também ter sofrido da doença. Eu queria poder concordar com quem fala que depressão é falta de Deus, oração ou coisas do tipo, mas eu não consigo, principalmente por ter orado, chorado aos pés de Cristo, sem muito sucesso. Isso sem contar com os inúmeros homens de Deus que sofreram de tal problema a vida toda e nunca tiveram a cura. Eu também queria acreditar que é falta do que fazer, mas por eu ser muito ocupado, fica difícil de acreditar em tal coisa, e muito menos que é frescura ou excesso de passado, coisa que eu creio não ter, sem falar que eu não ligo muito para o meu passado, com isso, as frases acabam por não falar nada.
De forma bem simples e nada técnico, já que não sou psicólogo, explicarei o que é depressão, segundo quem sentiu e tentarei fazer quem não entende, entender o motivo no qual algumas frases de efeito não explicam ao certo o que é.
A depressão é um profundo sentimento de tristeza, poderíamos chamar de uma tristeza crônica, que nos acompanha em todo o lado. Entenda que eu não sou infeliz, sou completamente realizado, seja como esposo, profissional, como teólogo, músico ou escritor. Eu sou feliz, mas as vezes sinto uma constante tristeza, sendo que tem períodos que é sempre e em alguns momentos são esporádicos.
Não é que eu não ria, não fique de bom humor, muito menos que a todo o instante quero me matar, e sim, que por mais que eu esteja em um ambiente alegre, com ótimas pessoas, feliz por tudo e todos, a tristeza sempre está lá, em um cantinho misterioso do coração me aguardando, sempre presente entre uma risada e outra, ou uma felicidade e outra.
Eu creio que o suicídio, as tentativas de suicídio ou o modo autodestrutivo no qual alguns depressivos vivem, é apenas a consequência desta tristeza crônica. Cada um cala a dor de uma maneira, alguns choram como nunca choraram, outros tomam caminhos destrutivos e complicados, e alguns choram aos pés da cruz e tentam lidar com todo o cinza que invade o peito.
Digamos que ainda sou um depressivo, mas meus episódios atualmente são poucos. Hoje consigo lidar um pouco com toda a tristeza e sigo até que bem. Eu ainda sou triste em alguns momentos e em outros me sinto profundamente alegre, mas são períodos curtos, que com a graça de Deus tenho conseguido lidar, sustentado a todo momento por seu poder.
Lamento profundamente quem espiritualiza estas coisas, fico triste por quem se encontra em igrejas que não possuem diálogo e acabam por ter que carregar este fardo sozinho, isso quando conseguem. Eu só queria que você entendesse que depressão é coisa séria, e nem sempre tem cura.
Nós julgamos tudo a todo o momento, por isso eu só peço que antes de julgar, se informe, tente entender este tipo de dor, procure conhecer pessoas assim, e se aprofunde no tema.
Ao encontrá-las, não precisa aplicar fórmulas, nem tentar solucionar os sintomas da sua maneira, só ouça, compreenda sua dor, caminhe junto. Isso já conta muito para quem segue uma vida cinza.
No mais é só oração e confiar que com a graça de Deus seguiremos bem, esta é a minha oração dia a dia, fico feliz que não seja a sua, por isso, aprenda a não ter preconceito.

Bom dia na Maravilhosa Graça do Senhor Jesus!
Eu posso dizer com as minhas palavras e de largo testemunho, o que é de fato é presenciar a DEPRESSÃO, pois minha filha viveu por anos a DEPRESSÃO.
O problema são tantos e de uma complexidade imensa que nos levam ao passarmos ou vivenciarmos tal experiência acometida na alma.
Quando nós passamos, pois eu digo que passamos, pois todos nós passamos juntos. O maior erro que nós cometemos foi querer achar o nome do motivo ou a causa que a levou à
DEPRESSÃO.
E aprendemos que, não importa as causas e os motivos, o que mais importa, pelo menos foi asssim na nossa experiência (pessoal), foi gerarmos um imenso AMOR depositado em nossos corações para compreendermos e sermos instrumentos de piedade e AMOR na vida de nossa filha.
Gálatas 6: 2.
Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
CurtirCurtir
Boa noite!
Belas palavras, é bem assim, resumiu tudo.
Att, Guilherme
CurtirCurtir