“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá” (Ayrton Senna)
Ouvi está frase em uma de suas entrevistas, eu era muito fã do Ayrton Senna, por sua causa eu nunca perdia uma corrida, lamentei muito a sua morte. O único problema na frase, que inclusive é muito verdadeira, é, onde seria este lá? Qual é o padrão de sucesso para que eu possa concluir se eu cheguei ou não lá? É nesta parte que muitos se perdem.
Alguns acreditam que chegar lá é ter muita grana, outros, que é preciso além de grana, sucesso. Há quem diga que chegar lá é fazer uma boa faculdade, arranjar um ótimo emprego ou até passar em concurso público. E é diante destas opiniões que vemos que o padrão de sucesso é muito genérico.
Chegar lá tem haver com quem você foi e quem você é hoje. É observar o quanto evoluiu, cresceu e aprendeu. É entender o quanto percorreu e aonde quer chegar com os seus planos. Cada um tem o seu “lá”, é por isso que quando ouvimos todas as opiniões, não podemos dizer que elas estão erradas e muito menos que estão certas.
Para Ayrton Senna, “chegar lá” era ser um campeão mundial de Fórmula 1, para outros é conseguir empreender, fazer uma faculdade, conhecer um outro país. É quase impossível chegar a um consenso, pois a questão é ampla e vai depender dos nossos sonhos e aspirações.
O meu “chegar lá” há uns anos atrás era fazer uma faculdade, e eu fiquei feliz quando consegui. Mas eu continuei, queria aprender ainda mais, fazer uma pós-graduação e me aprofundar nos meus conhecimentos, e eu também consegui. É claro que eu não parei, defini mais metas, e com isso sei que ainda tem muito chão, tenho ainda muito degrau para galgar, mas quando eu olho para trás me considero um cara de sucesso, pois alcancei meus objetivos e os tenho alcançado dia a dia. O chegar lá tem muito haver conosco, com o que queremos para a nossa vida, para aí batalharmos e seguirmos o ótimo conselho que Ayrton Senna
Quem sabe de onde saiu e aonde quer chegar certamente chegou lá. Quem aprendeu a definir metas coerentes, sonhos realistas e faz tudo para conseguir sucesso em seus objetivos, entendeu por completo o que é chegar neste desconhecido lugar.
Por isso aprenda a não se comparar com o próximo, se concentre em olhar para si e definir bem como você pode caminhar para a realização dos seus objetivos.
Seja realista, coloque uma boa dose de coragem e garra, aprenda a por os pés no chão, mas também a sonhar. Planeje seus passos e entenda que de pouco em pouco conseguimos avançar. É um passo de cada vez é de degrau a degrau que se obtém sucesso e não se comparando com quem já está bem mais à frente de você.
Você pode não chegar aonde o camarada com mais oportunidade chegou, mas é possível chegar lá, é só ter pé no chão. Você pode não ficar rico, mas pode conseguir um bom salário e viver bem. Você pode não ficar famoso, mas pode ser reconhecido como um ótimo profissional. Não precisamos comprar as ideias glamorosas que o mundo vende, é possível vivermos bem sem uma mansão e uma Ferrari na garagem.
Cada um tem as suas lutas, por isso não diminua quem chegou lá, ninguém sabe o que ele fez para ter sucesso em sua empreitada. Ao mesmo tempo entenda que você não precisa de muito para viver bem, aprenda delimitar um limite, sonhe com metas possíveis, e aprenda a se comparar com o que você foi, e com o que você é hoje. Este é o caminho para se chegar lá, o resto é atalhos sem sentido.
