Recentemente eu mudei de endereço e pude perceber na pele várias lições importantes que uma
mudança nos traz.
A primeira é que nunca é confortável mudar, sair da zona de conforto de um bairro conhecido e enfrentar novas rotinas e costumes, nunca é fácil. Assim é também na vida. Abandonar nossa rotina, ir em direção a algo novo ou novos desafios não é fácil, mas é fundamental para que cresçamos.
Eu mesmo tinha um sonho de cursar teologia, porém, junto com este sonho vinha alguns desafios como: acordar cedo para trabalhar e dormir tarde por causa da faculdade, porém, toda a dificuldade valeu a pena. Só crescemos com esforço, ninguém aprende sem suar a camisa e sem abandonar seus maus hábitos.
Outra lição é que mudar é cansativo, demanda tempo para embalar tudo, planejamento e gestão para que toda a sua mudança caiba em um caminhão e mesmo assim, algumas coisas dão errado. Assim é também na vida, não mudamos de uma hora para outra. Para alcançarmos um objetivo precisamos de tempo e sabedoria para lidar com percalços, mas vale a pena.
Há quem acredite na frase: “Não troque o certo pelo duvidoso”, e eu concordo com ela, em partes, mudanças nem sempre são boas, porém, só conhece o novo quem muda, quem se abre para conhecer novos lugares e novas formas de se fazer o mesmo. Pois afinal, às vezes é fundamental mudar, sair do comodismo, conhecer ares novos e experiências novas. Eu li uma frase estes dias que eu achei interessante, pena que eu não sei ao certo de quem é: “Troque o certo pelo duvidoso sempre que sentir sua vida tediosa”.
Às vezes é bom arriscar, mudanças nem sempre são ruins, só conhecemos coisas novas quando optamos pelo caminho diferente e pelo novo. E mesmo que algumas mudanças deem errado, sempre podemos tirar algumas lições, nem que a lição seja não fazer daquela forma.
Lembre-se, não crescemos com a estagnação, não evoluímos se não aprendemos a ver o novo ou
enquanto não abandonamos o comodismo.
