Cidadania, grosso modo é um conjunto de direitos e deveres que um cidadão tem. O termo nasceu na Grécia por volta do século 8 antes de Cristo. A parte interessante é que durante os séculos o termo foi mudando e tomando várias formas.
A parte fundamental para a nossa reflexão é entender que quando a gente fala de cidadania nós falamos de vida em sociedade. Em como a pessoa exerce os seus direitos e deveres em um ambiente coletivo, sendo que quando falamos de coletivo temos de entender o que realmente significa a palavra liberdade. Roger Scruton, fala de liberdade pontuando que:
“A liberdade é genuína somente quando limitada pelas leis e instituições que nos tornam responsáveis uns pelos outros, que nos obrigam a reconhecer a liberdade dos outros e também a tratar os outros com respeito” (SCRUTON, 2015, p. 49).
Entender o termo liberdade em um contexto coletivo é o princípio da boa cidadania. Pois quem entende vai conseguir olhar o todo e entender a vida como um viver coletivo, respeitando as culturas e ideias diferentes, tendo em mente que cada um tem seu modo de pensar e viver por isso que um não pode passar por cima do outro.
Cidadania e respeito devem caminhar lado a lado sempre, por isso que entender o que significa liberdade é fundamental para que não sigamos rumo ao desrespeito.
Ser livre em um ambiente coletivo é não passar por cima da liberdade do outro, é viver entendendo que as minhas vontades, religião ou forma de pensar, não são o centro de tudo.
BIBLIOGRAFIA
SCRUTON, Roger, As vantagens do pessimismo e o perigo da falsa esperança, Editora É Realizações, São, 2015.
