A DIFÍCIL ARTE DE ESPERAR

“Esperar é um estado mental. Significa basicamente desejar o futuro e não querer o presente. Você não quer o que conseguiu e deseja aquilo que não conseguiu” (TOLLE, 2017, p. 63).

Há um tempo participei de um processo seletivo para trabalhar em uma empresa, e fiquei feliz por passar em todas as etapas do processo. O trabalho era o que eu almejava e estava estudando muito para aquela área e a empresa era sem dúvida a melhor.

No fim, para a minha alegria, eu passei no processo seletivo, mas tive que esperar muito até começar. A espera acabou por me fazer deixar de viver o hoje e idealizar o futuro, algo que eu nem sabia se viria um dia.

Sonhar é bom, mas é importante vivermos o hoje, nos contentarmos com o que temos, caso contrário, seguiremos sem ver o tempo passar, idealizando, guardando e trabalhando por um futuro, que pode não vir.

O oposto é também muito verdadeiro, quem vive de lembranças, ou que segue uma vida saudosista, revivendo um tempo em que, segundo a sua forma de pensar, eram os melhores, também não vive o hoje, e deixa de construir e usufruir do que o presente lhe reserva.

Esperar não é fácil, ainda mais quando esperamos por aquilo que queremos muito. O problema em esperar é viver no futuro, enquanto o presente está passando, e não volta mais.

Viva o hoje, desfrute do que o hoje lhe oferece e, por mais que você faça planos (e eu espero que faça), não viva no futuro, sonhando com o que vai vir, pois o tempo passa e não volta mais.

Tudo é questão de contentamento, de aproveitar o que temos da melhor forma que conseguimos. Quem não usufrui do hoje, o que Deus tem lhe dado neste exato momento, nunca vai viver no agora. Certamente este tipo de pessoa vai sempre seguir de olho no futuro, mesmo que o sonho se concretize.

No final, fui obrigado a aprender a viver o hoje, a vida é curta para não usufruirmos e nos contentarmos com o que temos. Segui fazendo meus planos, mas aprendi a ter o pé no chão, vivendo um dia de cada vez, como deve ser.

Após alguns meses, fui chamado, na hora certa, e tudo deu certo, sendo que hoje sou professor em um lugar que almejava muito estar. O futuro é incerto, ele pertence a Deus, mas o hoje está aí, não podemos deixar escapar pelas mãos. Por isso, planeje, empreenda e siga em busca dos seus sonhos, mas não se esqueça de viver o agora e desfrutar do que você já tem.

BIBLIOGRAFIA

TOLLE, Eckhart. O poder do agora: Um guia para a iluminação espiritual. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

Deixe um comentário