A inteligência humana pode ser medida com o quanto conseguimos aprender com as dificuldades. É inevitável passarmos por problemas, não temos como fugir, mas é possível aprender e crescer ainda mais quando descobrimos como encarar as dificuldades. Eu mesmo, tirei muitas lições, divido com vocês algumas delas, e espero que de alguma maneira elas sejam úteis neste momento tão complicado.
A primeira lição é que no fundo, não controlamos nada. O status, o dinheiro ou as aparências são passageiras, mudam conforme a vida vai seguindo. A coisa mais certa que podemos ter é que a vida é imprevisível, eis toda a certeza.
Por isso, solte este falso controle, ou esta sensação de que está tudo em suas mãos, e aprenda a seguir mais leve, confiando e colocando a sua fé apenas em Deus. Por mais que algumas coisas estejam em nossas mãos, no fundo, o inevitável é o mais certo, com isso, relaxar é mais benéfico, do que seguir como se você controlasse o seu barco.
A segunda é que precisamos aprender a não nos preocuparmos com o que não temos controle. Não adianta esquentar a cabeça pensando nas inúmeras catástrofes que uma pandemia pode trazer, se neste exato momento, você ainda não sofreu algum revés por conta deste caos.
Uma coisa é se preparar, se informar, é ter uma reserva financeira guardada, para caso você sofra algum problema, outra coisa é se desesperar sem motivo algum. Não antecipe problemas, se nada aconteceu, relaxe e confie em Deus.
A terceira lição é aceitar o momento presente, este é o ponto de partida para conseguirmos ir em direção do aprendizado e da mudança. É aceitando o sofrimento, as dificuldades e os problemas, que olhamos em volta, e procuramos o caminho para a solução.
É inevitável passarmos pelo sofrimento, sofrer é coisa da vida, mas é possível cultivar ainda mais problemas ao não aceitarmos certas situações. A negação duplica ainda mais as dificuldades, a aceitação abre uma porta para o novo, para a solução ou para a adaptação.
Em plena pandemia eu percebi que muita coisa ruiu. Algumas por não terem estruturas, outras por opção de alguém que não soube esperar, entender o momento e refletir. Não é fácil passar por problemas, não existe receita, embora que a própria situação possa nos ensinar.
Passei pela pandemia de forma tranquila, tentei ao máximo não me preocupar com o que não estava em meu controle, prezando mais pela minha sanidade.
Nem sempre é possível termos o plano B, as vezes algumas situações nos mostram que o melhor é descansar, e buscar em Deus o refrigério e o consolo.
