O sofrimento faz um baita barulho em nossa vida, ele não só tira a nossa paz, mas também nos traz questionamentos, dúvidas e angústias. Nem sempre é fácil enfrentar o sofrimento, embora seja muito importante ter ferramentas e formas de transitar por este caminho tão complicado.
Conheci Philip Yancey em dias bem nublados, onde eu desesperadamente buscava respostas para enfrentar situações difíceis. Empreendi uma verdadeira jornada em busca de respostas, sendo que entre todos os autores, foi justamente em Philip Yancey e a sua profunda destreza em lidar com a dor e o sofrimento, que encontrei um certo tipo de alento.
O escritor é autor de uma grande variedades de livros, ele fala desde graça, como em seu livro “Maravilhosa graça”, sobre a fé em “Rumores de outro mundo” ou sobre Jesus como em “”O Jesus que eu nunca conheci”, entre tantos títulos, mas foi o assunto sofrimento que me motivou a ir em busca dos seus livros.
O primeiro livro que eu li do autor foi “A pergunta que não quer calar”, um livro não tão grande, embora seja por demais profundo. Sendo que a obra já se inicia perguntando onde está Deus? Onde o autor conta como perdeu o seu pai e acabou crescendo órfão. Depois deste livro, conheci muitos outros que abordavam assuntos variados, como mencionei no começo do texto, até conhecer o que considero a sua obra prima, “Decepcionado com Deus”, um livro tão profundo, quando centrado e coerente.
No livro Philip trabalha de forma bíblica o sofrimento, narra fatos reais, decepções que realmente aconteceram, respaldando sempre o assunto com a palavra, deixando a Bíblia como centro de tudo, mostrando que as vezes as nossas suplicas no sofrimento, são tentativas de encaixar Deus em nossa limitada visão. Gosto de uma passagem, quase no final do livro, que fala justamente desta nossa estreita visão:
“A dor estreita a visão. Sendo a mais pessoal das sensações, ela nos força a pensar quase que exclusivamente em nós mesmos” (YANCEY, 2004, p. 252).
Não é fácil passar por um período de sofrimento e de maneira alguma eu quero simplificar os muitos momentos difíceis que muita gente enfrenta, mas uma coisa é verdade, as vezes o sofrimento faz com que vejamos só a nós, nossa situação e nossos questionamento. Esquecemos de confiar em meio a dor, de crer em Deus, apesar dos problemas.
É até contraditório seguirmos a Deus só porque temos uma vida boa, atribuindo tudo a Ele. E deixarmos de segui-lo, por crermos que Ele não agiu da forma com que nós achávamos que Ele deveria agir. Ou aprendemos a confiar nele, ou seguimos a mercê de nossas próprias vontades.
Com este livro eu não obtive só algumas respostas, mas também aprendi como devemos passar pelo sofrimento. Eu entendi que apensar da dor, ela não pode nos separar de Deus, e sim, ela deve nos jogar em sua direção, fazendo com que possamos confiar e crer em sua santa vontade ainda mais.
BIBLIOGRAFIA
YANCEY, Philip, Decepcionado com Deus: três perguntas que ninguém ousa fazer, Editora Mundo Cristão, São Paulo, 2004.
