JORNADA CRISTÃ 12: FILOSOFIA

Foi durante o bacharelado em teologia que tive o primeiro contato com a filosofia, com todos os pensadores que colaboraram com o conhecimento e seus conceitos filosóficos. Conhecer a filosofia foi um fator determinante para me desenvolver como teólogo.

Nesse ínterim, fui em busca de livros com o propósito de mergulhar ainda mais no assunto, e apesar de algumas tentativas frustradas, afinal, alguns autores são realmente desafiadores, o primeiro filósofo que me ajudou a ter um pouco mais de contato com a filosofia foi Luiz Felipe Pondé e o seu livro “Guia politicamente incorreto da filosofia” a obra me fez ter uma ideia mais acurada sobre o tamanho do universo no qual eu desejava mergulhar.

Gosto da forma ácida que Pondé escreve, ao mesmo tempo que transita por vários temas, sendo este um dos pontos que me chamou mais atenção no autor. Ele conseguia dialogar tanto sobre religião, política até a própria filosofia, entre tantos assuntos, sempre com um olhar filosófico.

A filosofia me incentivou a fazer uma especialização, após formado, por perceber o quão importante a filosofia pode ser para a nossa vida, ministério ou teologia. Pondé no livro “Filosofia para corajosos” acrescenta pontuando que:

“De certa forma, a filosofia só existe na gratidão para com o pensamento dos outros e na generosidade em doar o seu pensamento para os outros” (PONDÉ, 2016, p. 19).

Conhecer as várias formas de pensar, os clássicos e as inúmeras obras que podemos lançar mão em nome de nosso conhecimento e crescimento pessoal, é fundamental para que a nossa vida e ministério frutifiquem. E por mais que você tenha o costume de não ler autores que não sejam cristãos, e eu respeito isso, apensar de não concordar. É grande o número de filósofos cristãos, que você pode ter contato para aprender.

No meio acadêmico, este autor não é levado tão a sério, talvez por ser famoso ou por escrever para leigos. A questão é que até hoje eu acompanho as obras do autor, e apesar de não concordar com tudo o que ele escreve, normal isso é muito saudável, foi com seus livros que consegui dar os primeiros passos na filosofia.

Não é tão fácil estudar filosofia, mas é importante, seja para pastores ou teólogos. As ferramentas que a filosofia nos dá, podem nos auxiliar muito em nossa caminhada teológica.

BIBLIOGRAFIA

PONDÉ, Luiz. Felipe, Filosofia para corajosos: pense com a própria cabeça, Editora Planeta, São Paulo, 2016.

Deixe um comentário