Ler um livro de forma distraída é com certeza empacar em uma página e não sair do lugar. Se você já leu sem se concentrar, você sabe muito bem do que eu estou falando, é passar os olhos pelas páginas sem reter o conteúdo. É ter que voltar em um dado momento, para assim conseguir entender o texto.
Como muitos sabem, eu gosto muito de ler, gasto muitas horas lendo e escrevendo, a prática já virou um hábito. E uma coisa que eu aprendi lendo e estudando é que não é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Ou você se dedica a leitura ou não vai compreender nada do que está lendo. É preciso se concentrar nos estudos para não gastar as suas horas à toa e não ter o seu foco dividido. Quando você faz duas coisas ao mesmo tempo, divide a sua concentração e acaba comprometendo o processo de aprendizagem ou mesmo a compreensão da leitura.
Na vida é igual, não dá para seguir fazendo tudo de uma vez, sem prestar atenção no momento, sem curtir o processo e crescer com ele. Quando seguimos a vida sendo ativistas, nos concentrando mais no fazer, não vemos ela passar e muito menos percebemos os belos detalhes que a caminhada pode nos mostrar. Viver é muito mais do que só fazer, é entender que os momentos não voltam, por isso, é importante curtir a cada segundo.
Viver é prestar atenção, e seguir atento a todos os detalhes. Ser realmente feliz não é ter as coisas, e sim buscar equilíbrio, entendendo que coisas têm as suas funções, mas não substituem o próprio ato de viver.
Costumo acordar bem cedo, é interessante perceber o silêncio que reina as 4 ou 5 horas da manhã. Nesta quietude eu penso no dia, em Deus e na vida, e em como o tempo passa rápido. Quando as nossas prioridades são coisas, o excesso de atividades nos coloca alheios ao tempo, que passa sem dó, como em um relógio de areia, que deixa escorrer os dias sem piedade alguma.
A questão não é não fazer e muito menos viver a vida sem sonhos e planos. É legal sonhar e correr atrás das coisas que gostamos. O que eu quero passar para você é: “não deixe a vida passar” e acima de tudo, “não se distraia com as coisas que roubam o seu tempo”.
É preciso parar as vezes, reavaliar nossas escolhas e ver se não estamos gastando tempo a toa. Dinheiro algum e carreira alguma, valem a vida, os momentos simples, o tempo com quem amamos.
Por isso não viva distraído, aprenda a ver, a perceber e a escolher as coisas com sabedoria. Pois o tempo passa e corre o risco de você perceber isso apenas no final de sua caminhada, quando já for tarde demais.
