DESPROPÓSITOS

É muito interessante como é desafiador definir alguns conceitos. Coisas aparentemente simples, se transformam em epopeias, quando nos prestamos a refletir sobre. Como por exemplo, a própria vida.

Para alguns viver é um fardo, pois o mundo é mau, só têm pessoas más, por conta disso, estes estão sempre desejando o fim. Para outros o mundo é ter, é ajuntar, é comprar uma casa nova e estudar, ou mesmo empreender até ter um bom salário. Ser feliz é aproveitar, gastar e se empanturrar com os prazeres que o dinheiro pode dar. Enfim, são muitos pontos de vistas e em todos eles, é possível descobrir contradições quando refletimos com cuidado.

A vida é um ponto de vista, uma conclusão difícil de definir. Por isso, ela acaba se tornando o que concluímos dela ou o que nos prestamos a fazer e a realizar. Shakespeare em Macbeth fala algo curioso sobre a vida:

“A vida é um conto narrado por um idiota, cheia de som e fúria sem nenhum significado”.

Creio que esta curiosa frase traduz como o homem, que segue seus ideais, segue a vida. A vida realmente não tem sentido, porque nós seres humanos não temos sentido. Optamos por seguir ideais vazios e realmente contraditórios. Militamos causas perdidas e argumentamos sem perceber nossas contradições.

É fundamental para o ser humano, ter propósitos na vida, isso o move, o leva a fazer, a se dedicar e a ser algo. O problema é que em inúmeros momentos, ele não percebe que alguns alvos, são incoerentes. Não é à toa que Provérbios 9:10 diz que

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”.


Pois afinal, só é possível realmente vermos, quando olhamos para Deus, para além de nós e nossas vontades. Crer que vemos, sem antes fundamentar a nossa vida em Deus, é acreditar no vazio da nossa condição.

No final Shakespeare pode até ter razão, a vida não tem sentido algum, o mundo é contraditório e viver é seguir uma existência sem qualquer significado. Precisamos de Deus e dos seus ensinamentos, para termos qualquer sentido e coerência, sem Deus seguimos no vazio da existência como bem pontuou Shakespeare.

O evangelho nos traz propósito e sentido, olhar para Deus é justamente isso. É entender quem somos, o quão pecadores somos, e encontrar nele um propósito. Pois a verdade é que todo e qualquer objetivo, distante da vontade de Deus é um despropósito. É uma busca por algo que se torna um nada algum tempo depois. Um intuito que se mostra falho e que se enferruja e apodrece com o passar dos dias.

Temer a Deus é o princípio de tudo, é quando entendemos quem somos e o quão vulnerável somos sem Ele, que tudo faz sentido. A vida é um ponto de vista, como pontuei no começo do vídeo. Pois viver é seguir por nossos próprios conceitos e crenças, mas quando fundamentamos a nossa vida em Deus e na sua palavra, tudo acaba tendo lógica.

Deixe um comentário