“Se uma palavra da Bíblia me aborrece, isso revela sempre que, neste caso, tenho um ponto de vista falso de mim e de Deus. O aborrecimento é, no entanto, também um desafio para trabalhar no meu ponto de vista e permitir que as Escrituras me ofereçam uma outra compreensão de mim mesmo” (GRÜN, 2016, p. 108).
Não foi fácil, quando eu comecei a estudar a Bíblia, ter que lidar com alguns ensinos, mensagens e textos que me exortavam e me levava a olhar para a minha vida, minhas atitudes e meus pontos de vista. Alguns textos eram como remédio na feria, doía muito, mas como o bom remédio, ele também me curava.
É normal vermos cristãos passando longe de algumas passagens bíblicas, ou tentando arranjar justificativas para tais textos. Ler a palavras de Deus pinçando apenas o que nos apraz, é fácil. Agora, ser honesto, e encarar os ensinos da palavra com seriedade, lendo, aceitando a confrontação e depois, buscando em Deus a mudança, já são outros quinhentos.
A palavra de Deus não contém apenas versos de ânimo ou alegria, ela também perscruta a nossa vida, nos mostra quem somos, e nos convida a uma vida de mudança. Deus, como um bom Pai, não só nos acalenta e nos dá forças em meio aos problemas. Mas também nos ensina, e nos mostra como é importante seguir no caminho da verdade.
Quando a Bíblia te aborrecer, aprenda a olhar para a sua vida. Reflita e pense se você não tem algo errado. Quando algo nos incomoda, é possível por trás de todo o incômodo, vermos um problema que precisa ser tratado. Logo, o aborrecimento é uma ferramenta, é aquela dor que sinaliza que tem algo errado em nosso corpo, no obrigando a buscar a cura.
Não é incomum termos pontos de vistas equivocados sobre nós, esqueletos que escondemos e procuramos nunca mencionar. A questão é que a mudança só acontece quando encaramos de frente, e buscamos transformação, tendo como suporte Deus e o seu soberano poder.
As escrituras são as palavras de um Deus que oferece a todos uma vida equilibrada. É um desafio seguir o evangelho, mas é gratificante estar no centro da sua palavra, mesmo que em alguns momentos tenhamos que lidar com coisas desagradáveis em nossa vida. O que nos incomoda, nos força a mudar, e nos obriga a entendermos quem somos, para depois, seguirmos assim a vontade de Deus. Não fuja dos textos que te aborrecem, mergulhe no ensino e tente entendê-lo por completo. Se algo o incomoda, é porque precisa ser pensado e tratado.
A Bíblia não é como uma caixinha de promessas, onde você só encontra textos sistematicamente selecionados para afagar o seu ego. Ao contrário, ela é muitas vezes um remédio amargo, que arde e em alguns casos, acaba trazendo dor, mas que no final vai curar e restaurar a sua vida por completo. Por isso, não perca a chance de mudar mesmo sendo difícil.
Leia e medite na palavra, e se permita ser tratado por Deus!
BIBLIOGRAFIA
GRÜN, Anselm. Ser uma pessoa inteira. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2016.
