CRISTIANISMO EMOCIONAL

É muito fácil um cristão cair no legalismo, principalmente quando ele acredita que foi Deus quem mandou fazer determinada coisa ou pior, quando ele acredita que ele é mais espiritual do que os outros e coisas do tipo. Outro problema é que Velho Testamento conta a histórias de profetas, abrindo muitos pressupostos para equívocos. Basta um sonho e uma certeza, que o caos está armado.

 A vida cristã não é uma história, o que vivemos é muito mais que momentos místicos e mágicos. Ela é feita de obediência, de leitura e de oração. Ações que requerem disciplina, insistência e constância, para não cairmos no ostracismo. É fácil ser empurrado para a preguiça de ler, estudar a Bíblia e orar, sendo que estes desafios são reais e diários.

Vivi neste meio emocional por muito tempo, quando novo eu até acreditava nestas coisas, inclusive em cristãos ungidos e especiais. Mas com o tempo, fui amadurecendo, estudando e orando mais, passando a desconfiar destas pessoas e das suas atitudes.

O problema é quando não percebemos o quanto somos pecadores e limitados. O quanto precisamos insistir e suplicar pela graça divina para conseguir nos desenvolver. Uma pessoa que acredita que é especial, vive em um limbo. Um lugar onde somente ela é superior, e para ela tudo é mais fácil.  É uma vida de autoengano, que não permite que ela perceba quem ela realmente é e o quanto precisa de Deus.

Eu desconfio de tudo que soa emocional e fruto de um mérito próprio. Se não for pela graça, nossa vida perde o controle e toma outro rumo. Eu também tenho uma desconfiança de cristãos que não leem e muito menos estudam a Bíblia ou mesmo livros de autores cristãos. Somos o povo da Bíblia, com isso, estudar as Sagradas Escrituras é básico, para uma vida cristã coerente.

É fácil confundirmos a voz de Deus, com nossos próprios desejos e vontades. Somos limitados e propensos a sermos guiados pelas nossas emoções. É tentador, quando se tem um público, falar que o nosso impulso, o que estamos sentindo, vem de Deus. Pois faz bem para o ego ser visto como especial pelas pessoas.

O problema é que a Bíblia precisa de interpretação, conhecimento e vivência. Muitos textos bíblicos, quando lidos sem uma base coerente, vira desculpas para erros.

Como eu pontuei, vivi em um ambiente assim, e em meio a este caos cristão, e ainda enfrentando muitos desafios comuns de todos os jovens, eu concluo que duas coisas me ajudaram a ser um cristão um pouco mais equilibrado.

A primeira coisa foi acreditar que ninguém tinha capacidade de ser um cristão especial. Não que Deus não fale com as pessoas e também não as use, mas que isso não é sinal de você ser (ou não) alguém especial. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais vamos percebendo nossa miséria e finitude. Esta é a verdade que me libertou e que a própria Bíblia revela e fez com que eu confiasse no Senhor de forma real e coerente. E quando eu digo crente especial, me refiro aqueles cristãos que acreditam que estão acima de todos os outros cristãos.

A segunda coisa é que eu sou muito racional, e até quando o ambiente me pressionava para ser um crente emocional, no meu ponto de vista soava exagerado e fingido.

Eu acredito que Deus pode tudo, também acredito em milagres, mas eu sei que estas coisas partem sempre da vontade soberana de Deus. Foram muitas orações pedindo que Deus falasse comigo, que mostrasse a sua glória, até entender quem eu sou, e o que eu estava pedindo. A falta de resposta (pelo menos da forma como eu queria), não me fez ateu e sim, mais consciente de que Deus faz o que bem quer e a sua vontade é sempre perfeita.

Hoje, já sem toda esta emoção, eu me pego falando com Deus a toda hora, sentindo-o me orientar através da Bíblia, das pessoas e de muitas formas. Afinal, toda a verdade vem dele, mesmo proferida por quem não é cristão.

A vida cristã não é uma busca desenfreada para ser o cristão especial e sim, é ser encontrado pelo nosso Pai, é seguir amparado por Deus, obedecendo e praticando a sua palavra, o resto é consequência.

Deixe um comentário