Quando eu já estava formado em Teologia e pós-graduado em Filosofia, tive a curiosidade de conhecer um pouco mais do pensamento judaico. E o primeiro autor que eu acabei encontrando, assim, por conta própria mesmo, foi Nilton Bonder.
Nilton Bonder é um rabino, natural de Porto Alegre, membro da Associação Religiosa do Rio de Janeiro. O autor tem inúmeras obras, muitas delas traduzidas para outros idiomas, mas a minha preferida é “O segredo judaico de resolução de problemas”, um livro que fala de como superar obstáculos.
Eu sempre me impressionei como o judeu consegue através de parábolas e histórias, trazer um ensinamento. As histórias são realmente pedagógicas e Nilton Bonder, neste livro, propõe muitas delas, mostrando de forma prática, lições e formas de superar as adversidades.
Eu creio que saber usar as adversidades, para produzir ensinamentos, é o caminho da sabedoria. Sendo que, nada melhor do que aprender com um povo que sofreu muito, mas soube contornar os problemas. A obra é realmente prática, e eu gosto principalmente de como o autor fala sobre a nossa mente:
“Somos de tal maneira prisioneiros de nossa mente que dificilmente no sentimos insatisfeitos com ela” (BONDER, 2010, p.35).
Um dos grandes desafios do ser humano é justamente confessar a sua ignorância, na maioria das vezes, acreditamos saber, sem perceber que não sabemos realmente das coisas. A ignorância é um perigo, mas acreditar que sabemos de tudo, é igualmente ruim, visto que, nos faz criarmos barreiras contra o aprendizado. Só aprende quem entende a dimensão da sua ignorância e o quanto tem para aprender.
A dúvida, em um certo grau, é fundamental, pois nos faz refletir e principalmente, termos cautela. As certezas, são fundamentais para a nossa vida, contudo, existe uma certeza que me obriga cultivar um pouco da dúvida, que é a certeza de que eu posso estar enganado, eu sempre penso que existe esta possibilidade. Com isso, preciso duvidar, rever meus conceitos e não deixar que algumas certezas equivocadas me enganem.
O livro discorre muito sobre sabedoria, inteligência e sobre as armadilhas que uma pessoa orgulhosa, crente que sabe de tudo, pode cair. Através de histórias, parábolas e exemplos práticos, o rabino Nilton Bonder ensina e nos ajuda a olhar as dificuldades de outros prismas.
A obra não é de cunho cristão, como eu disse, ele é um rabino judeu, mas possui muitos ensinos a respeito da vida, de como encarar os problemas e formas de encarar algumas situações complicadas. O livro é bem prático e obriga você a pensar um pouco e a constatar o quanto nos enganamos. Sendo que as dicas que o livro dá, servem como ajuda para pensarmos melhor e ampliar nossa forma de ver a avaliar as situações.
BIBLIOGRAFIA
BONDER, Nilton, O segredo judaico de resolução de problemas, Editora Rocco, Rio de Janeiro, 2010.
