HÁBITOS RELEVANTES

“O hábito, meu amigo, é tão-somente uma longa prática. Que por fim faz-se natureza” (Eveno) (ARISTÓTELES, 2013, p. 155).

Em um dia normal, a minha manhã é sempre igual. Eu oro, leio a Bíblia, escrevo, estudo e leio. Construí uma rotina, justamente para conseguir aprender e crescer ainda mais em minha profissão e ministério. Hábitos são costumes ótimos, só não se esqueça que eles podem ser tanto bons quanto ruins.

Foi em 2014 que eu resolvi cultivar estes hábitos, e desde então, tenho escutado as mesmas frases, e a primeira que eu mais ouço é: “Eu queria ter tempo para ler”. Sendo que na maioria das vezes eu respondo, eu também queria.

É importante aprender que ninguém tem tempo, normalmente temos muitas coisas para fazer, sendo que tempo, é questão de prioridade. E quando a prioridade existe, nos esforçamos para arranjar tempo a fim de nos dedicarmos para uma determinada prática.

Quando eu estava na faculdade, eu ainda não era casado, e esta discussão surgiu dentro da sala de aula. E eu respondi justamente isso, que tempo era prioridade, mas uma parte das pessoas não gostou da frase, e uma delas falou que eu lia muito porque não era casado. Hoje eu sou casado e sei que o casamento demanda tempo, mas quando temos prioridade, nos adaptamos.

Pense apenas no tempo que você gasta em frente a televisão, redes sociais, assistindo séries ou em jogos. Perceba que é possível separar um período, para cultivar hábitos que vão agregar conhecimento em sua vida. Quando temos prioridade, nos dedicamos as coisas importantes, quando não temos, arranjamos quaisquer desculpas.

Sobre a leitura, é importante entender que ler é um hábito, e por isso, é possível cultivar. Não é apenas gostar de ler, mas também se dedicar, ir contra a preguiça ou a força que nos faz seguir pelos caminhos mais fáceis e persistir.

Ninguém nasce lendo um monte de livros e muito menos tendo hábitos relevantes, na maioria das vezes, seguimos pelo caminho mais fácil e cômodo. Mas é possível persistir e cultivar bons hábitos, começando com um passo de cada vez, com muita constância e muita prática, para tornar aquele hábito algo natural, como diz o ditado de Eveno.

Uma dica simples é arranjar um horário e não falhar, pode ser pouco tempo, para começar, o segredo é não desistir, pois é a constância que fará com que determinado hábito vire rotina.

Aprenda a separar um tempo, e dedique-se a aprender e a praticar. Livre-se da desculpa, e aprenda a criar meios para você se desenvolver. Está nas suas mãos, se você não se posicionar, ninguém vai fazer isso por você.

BIBLIOGRAFIA

ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco, Editora Martin Claret, São Paulo, 2013.

Deixe um comentário