JORNADA CRISTÃ 18: CELEBRAÇÃO DA DISCIPLINA

Um dos fundamentais pontos que você precisa desenvolver quando planeja fazer um curso superior é a disciplina. Pois são muitas leituras, trabalhos e textos que você precisa escrever com o intuito de crescer e aprender. Sem disciplina, você não consegue transitar no meio acadêmico, ou até caminha, mas seguirá sempre a passos trôpegos. E sobre o tema disciplina, é imprescindível falar de Richard Foster.

Conheci o autor em minha antiga igreja em um grupo de discipulado, mas fui estudar detalhadamente todos os capítulos da sua principal obra, apenas durante a graduação em Teologia.

Richard Foster tem vários livros, ele escreve desde temas sobre “Oração”, a “Oração Meditativa” e vários outros assuntos, contudo os dois livros que eu mais gosto são “A liberdade da Simplicidade”, um livro que fala da importância de buscarmos uma vida simples e centrada. E o livro “Celebração da Disciplina”, que é a obra que eu abordarei neste texto.

O livro apresenta um tema fundamental para a vida cristã, que são as disciplinas espirituais. Ensinos que a igreja de hoje tem esquecido. Ouvimos pouco hoje sobre a meditação, o jejum, o estudo e a busca por simplicidade, entre tantos outros temas que fazem parte da vida cristã. No livro o autor aborda doze principais disciplinas que nos ajudam a ter uma vida espiritual equilibrada.

Em nossos frenéticos dias, mesmo podendo lançar mão de várias tecnologias que são úteis para facilitar a nossa vida, e nos dar mais tempo, parece que não temos tempo algum. A cada avanço tecnológico, estamos cada vez mais ocupados e mergulhados na inquieta rotina do nosso mundo atual. Parar, refletir, meditar ou praticar a contemplação, virou prática de poucos. A maioria não se desconecta, e vive mergulhado em estímulos o dia inteiro. Richard Foster resume bem este problema nas primeiras palavras do capítulo A Disciplina da Meditação, concluindo que:

“Na sociedade contemporânea, o Adversário tem especialização em três áreas: ruído, pressa e multidões. Se ele conseguir nos manter debaixo de um amontoado de coisas, descansará satisfeito” (2020, p. 45).

E infelizmente muitas vezes ele consegue, pois não é raro, trocarmos a meditação, a oração e o estudo, entre tantos pontos fundamentais da fé, pela correria do dia.

Foster, neste ótimo livro, resgata a importância de cultivarmos práticas e rotinas, que fazem parte de uma vida espiritual concreta e que nos dá muito equilíbrio. Buscar praticar algumas das disciplinas, não é só bom para a vida espiritual, mas também para a nossa saúde.

Entender que tempo, tem a ver muito mais com prioridades, é fundamental para conseguirmos parar, e cultivar estes hábitos que muitas vezes ficam esquecidos. E eu garanto, a sua saúde espiritual vai ficar em dia, quando você entender e praticar tais disciplinas.

Guardo no coração os ensinos deste livro, considero “A Celebração da Disciplina”, leitura fundamental.

BIBLIOGRAFIA

FOSTER. Richard. Celebração da disciplina: O caminho do crescimento espiritual. 2. ed. São Paulo: Editora Vida, 2020.

Deixe um comentário