“As discordâncias nos forçam a verificar nossos dados e explicar os fundamentos da nossa decisão” (ROBINSON, 2017, p. 154).
Diante de qualquer projeto é fundamental ouvirmos outras opiniões. As vezes por estarmos mergulhados no empreendimento, não vemos os vários pontos cegos que os nossos planos podem ter.
É fundamental entender que nem sempre vemos o todo. A euforia ou o próprio projeto, nos cega, nos impede de verificarmos com cuidado todos os nossos passos. Na maioria das vezes vemos o mundo em partes, enxergamos apenas aquilo que queremos enxergar e sem perceber, seguimos ignorando muita coisa.
Ouvir opiniões de terceiros, de amigos e pessoas de confiança, nos ajuda a perceber o todo. As próprias opiniões contrárias nos fazem vermos o que a euforia nos impede muitas vezes de perceber, com isso, podemos colher as diversas opiniões e depois refletir sobre os planos, e se for preciso, até ajustarmos nossa empreitada.
Com certeza você deve tomar cuidado com a pessoa que você vai ouvir, tem gente que não quer o nosso bem, contudo, isso não invalida a prática, apenas nos faz tomarmos mais cuidado com quem ouvimos.
Quando ouvimos quem discorda, acabamos por ter que refletir mais, repensar todo o trajeto, e verificar nossos possíveis equívocos. Se ouvimos só quem concorda conosco, corremos o risco de cairmos em erros que não percebemos no momento. Coisa que um amigo crítico nos faz ver.
Penso que os dois tipos de pessoas cumprem com o seu propósito. O amigo que concorda, acaba por nos dar força e impulso para continuarmos nossos planos sem desanimarmos. Ele acaba sendo a força, afinal, nem todos os planos são simples, alguns dependem de muita insistência. Já os amigos críticos nos ajudam com a parte técnica, eles nos proporcionam senso crítico e a oportunidade de vermos possíveis decisões perigosas.
Quando você é humilde suficiente para ouvir, você lida com os dois tipos de pessoas numa boa. E mesmo que uma crítica tenha sido feita por inveja, quem sabe ouvir vai refletir na opinião, tentando ver se a frase não tem algum sentido. As vezes tem e muitas vezes nos ajuda. Uma pessoa inteligente sabe avaliar e usar uma crítica a seu favor.
Aprenda a ter os dois tipos de pessoas em sua vida. Descubra como é bom ter amigos animadores e também os críticos. Nem sempre percebemos os obstáculos, mas com um amigo e uma boa reflexão, podemos nos safar de decisões complicadas.
BIBLIOGRAFIA
ROBINSON, Haddon. W. Decisões: Fazendo escolhas com sabedoria. Curitiba: Publicações Pão Diário, 2017.
