A ODISSEIA DA DOR XV: O JUSTO SOFRE

A fé em Deus muitas vezes se torna desafiadora, tudo, e porque, em alguns momentos, parece que ele se esconde. Deus algumas vezes nos dá a impressão de não querer ser claro e evidente, preferindo permanecer no anonimato. Enquanto o mundo e as inúmeras contradições zombam da sua realidade, deixando a sua inexistência ou até possível apatia, ainda mais destacada. É o que nos parece, pelo menos para a nossa limitada forma de pensar, embora eu saiba que não é bem assim.

A dor nos desestabiliza e o fato de parecer que Deus não liga, nos desconstrói, tira a nossa paz e nos joga ao chão. Queremos ver Deus, sentir o seu cuidado e perceber o seu poder agindo em todos os momentos, inclusive nas injustiças do mundo ou mesmo em nossa vida, que muitas vezes é alvo catástrofes.  

O livro de Jó narra justamente este acontecimento e ele é a prova viva que o justo sofre. Naquele tempo, doenças graves eram atribuídas ao pecado, seja da própria pessoa ou mesmo dos pais. Por ter pecado, Deus estava punindo a pessoa e o doente tinha que aceitar isso. Mas Jó não era um destes e estava sofrendo. O texto diz que Jó era justo e temente a Deus, contudo, o caos invadiu a sua vida, apenas para nos mostrar que o justo também sofre, não estamos imunes ao sofrimento.

Contudo existe um ponto interessante no livro de Jó, que as vezes passa despercebido em nossa leitura. O texto mostra como uma pessoa justa e íntegra deve passar pela provação. Ravi Zacharias no livro “Deus o grande tecelão”, complementa este fato de forma bem pontual:

“Em sua sabedoria, Deus permitiu a provação não apenas para moldar Jó, mas também para nos dar um exemplo de como uma pessoa íntegra se conduz através da dor e da provação. Ele já possuía um caráter íntegro, mas por meio de seus sofrimentos vemos como uma pessoa íntegra se comporta em meio a tragédia” (2009, p. 41).

A tragédia tem o poder de nos descontruir, de nos jogar ao chão e mostrar nossas limitações. A questão é que o cristão, aquele que realmente segue a Deus, precisa entender que é só confiando, que passamos pelas adversidades. Foi este o exemplo que Jó deu a todos.

O livro narra uma das maiores odisseias que podemos ver e mostra como podemos passar por elas. Por mais que as provas em alguns momentos, tenham desanimado Jó, ele passou pelo sofrimento confiando em Deus. A sua atitude diante do caos só confirmou o que ele realmente era.

Precisamos aprender a transitar pelo sofrimento confiando e entendendo que não estamos sozinhos, pois o justo sofre, ele passa dificuldades, mas Deus não o abandonou.

Descobri nesta minha empreitada que o sofrimento tem o poder de nos tirar as respostas, abalar nossos pontos de vistas e crenças. A única coisa que ele não pode fazer é minar a nossa confiança em Deus, que no mais, é só persistir, seguindo o belo exemplo de Jó.

BIBLIOGRAFIA

ZACHARIAS, Ravi. Deus o grande tecelão: como Deus nos molda por meio dos acontecimentos da vida. 1. ed. 2016. São Paulo: Shedd Publicações, 2016.

Deixe um comentário