JORNADA CRISTÃ 19: DISCUSSÃO EQUILIBRADA

Eu leio sobre defesa de fé (apologética), há muito tempo, em minha biblioteca tenho inúmeros autores sobre o tema, contudo, as vezes fico cansado de ler tais autores, pois em alguns momentos, me parece que a discussão é gratuita e existe apenas para ganhar uma conversa. Sinto falta de autores que aplicam a realidade da igreja tais ensinos e levam a sério as dúvidas que novos convertidos ou mesmo não cristãos que visitam a igreja, têm.

Não faz muito tempo que eu conhecei a ler Timothy Keller, eu já conhecia alguns dos seus livros, mas nunca havia lido, e um tempo atrás comecei a mergulhar em suas obras. O autor tem muitos livros, entre os meus preferidos estão “Deuses falsos”, “O Deus pródigo e “A fé na era do ceticismo”, um livro que poderíamos catalogar como de defesa de fé, sendo que é esta obra que eu vou comentar neste texto.

A parte interessante do livro é o modo como ele realiza as discussões e defesas de fé. O autor soa como um pastor (que ele é), tratando de dúvidas de uma forma honesta e humilde, sem aquele palavreado excessivo, nem aquela gana que alguns livros parecem ter em ganhar a discussão. O autor foge totalmente deste estereótipo, mostrando como é possível discutir ideias de uma forma construtiva, sem humilhar, rebaixar e dar a entender que a dúvida do outro é tola.

O livro é fruto da própria experiência do autor, quando ele se propôs e fundar uma igreja em um lugar onde não haviam muitas, por conta do ambiente secularizado e alheio a religião. Eu creio que isso colaborou para que ele tivesse uma atitude mais relacional e humilde com as pessoas.

Em alguns momentos do livro, o autor usa dúvidas e questionamentos dos próprios membros da igreja, em seus primeiros dias como frequentadores. O link e a forma inteligente e humilde no qual ele lidava com as dúvidas é realmente inspirador.

É muito bom estudar apologética, saber defender a nossa fé é um ponto principal para um cristão que quer ter uma vida fundamentada e com conclusões sólidas a firmadas na palavra.

O mundo hoje levanta muitas questões e ideias distorcidas sobre a Bíblia, a vida e a sociedade, entre tantos temas, por conta disso, a apologética se torna fundamental. É claro que, primeiro para nós, depois, para os outros.

A questão é que não adianta aprendermos a fundamentar a nossa fé e depois sairmos discutindo com as pessoas, tudo e apenas, para ganharmos uma discussão. Perdemos um tempo grande quando a prioridade é apenas esta, além de perdermos uma pessoa em meio a nossa gana em estar certo.

Saber dialogar levando a sério uma dúvida, é o principio da conversa que gera frutos, que leva alguém a refletir a e pensar no que estamos afirmando. É comum alguém não nos ouvir, devido a forma como falamos, principalmente quando somos orgulhosos.

Neste livro Timothy Keller mostra como é possível dialogar e mostrar as contradições de pensamento de alguém, de forma respeitosa e humilde. Nesta obra ele mostra como é fundamental saber ter postura a fim de construir diálogos relevantes. Vale a leitura, com toda a certeza.

Deixe um comentário