OPINIÃO SEM CONHECIMENTO

Eu estava em uma feira ao ar livre, quando perguntei a um amigo se ele também queria um copo de uma bebida típica da nossa cidade. Com uma fala muito decidida ele respondeu, eu não gosto desta bebida, ela é muito ruim. Eu fiquei impressionado, mas aceitei o fato, contudo o que eu descobri depois foi que ele nunca havia bebido tal bebida, a questão era que a sua mãe não gostava e por isso, ele falava que também não gostava, e quando ele experimentou, gostou muito. Apesar de estar falando de bebidas, é comum vermos este tipo de atitude em várias áreas da vida e da sociedade. As pessoas opinam sem ao menos conhecer sobre o assunto. 

Opinar hoje é muito comum, todos opinam, se expressam e postam seus pontos de vistas em suas redes sociais. É a facilidade que a época nos traz. A questão é que nem sempre a coerência está presente junto com as opiniões. Ouvimos tantos absurdos, tanta conclusão equivocada, fruto de uma falta de conhecimento, que é impossível não concordar com uma frase de Platão, onde ele diz que:

“A opinião sem conhecimento é cega” (PERCY, 2016, p. 116).

O conhecimento é fundamental para construir uma boa opinião. Se eu não entender de determinado assunto ao opinar, certamente cometerei muitos equívocos. Entender o contexto de uma situação, o funcionamento de determinado objeto ou a história por traz de algo é fundamental para que a nossa opinião seja equilibrada.

Não adianta só opinar, sem conhecimento a opinião vai ser sempre equivocada e vazia, terminando, na maioria das vezes, em conclusões erradas ou mesmo simplistas demais. Sem conhecimento nunca vamos opinar de forma acertada, nos calcaremos em achismos, fruto da falta de investigação.

Em meu bacharelado em teologia aprendemos a pesquisar o contexto histórico de cada texto bíblico. E é realmente impressionante perceber como faz diferença em nossa interpretação quando entendemos o contexto do lugar, como eram os costumes e ritos. Isso nos dá base para interpretar o texto de forma realmente coerente. Na vida não é diferente, conhecer o contexto do fato ou mesmo se aprofundar no assunto é imprescindível caso você queira entender a história de uma forma ampla.

É comum o ser humano se levar muito a sério, a ponto de acreditar que é possível discorrer sobre algo, sem informações. Opinar é expressar um ponto de vista, é emitir um parecer sobre algo, o problema é que quando não temos informações, a opinião termina por ser vazia e sem qualquer base.

É fundamental conhecer antes de opinar, caso contrário, falaremos sempre de forma superficial, ou até de forma equivocada. Se for para falar apenas por falar, é melhor se calar e ouvir!

BIBLIOGRAFIA

PERCY, Allan. Platão para sonhadores: 80 pílulas de filosofia cotidiana para transformar suas melhores ideias em realidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

https://www.dicio.com.br/opinar/

Deixe um comentário