A ODISSEIA DA DOR XVI: DEUS ESTÁ NO CONTROLE

Eu já ajudei muitos amigos com mudanças, lembro-me até da primeira vez em que fui montar um armário de roupas. Era um caos, pois todas aquelas peças quando estavam soltas não faziam o menor sentido. Mas com o tempo, e após estudar com cuidado o manual de instruções, descobri todas as funções de cada peça e montei o guarda roupas da forma certa. Foi um desafio decifrar a lógica das peças soltas, mas eu aprendi.

A vida se assemelha muito com um guarda roupas desmontado em alguns momentos. Tem horas que nada parece ter sentido e os problemas surgem para confirmar isso. O sofrimento tem o poder de transformar a bela vida em algo perdido, aleatório e sem propósito.

É interessante ler a história de Jó e de José justamente por conta disso. Apesar da situação parecer fora do controle, Deus estava na frente de tudo e tinha um propósito com aquela situação. Era apenas Deus que conseguia ver lógica em todas as peças soltas da vida destes dois homens.

É claro que nem sempre a dor tem um propósito, em alguns momentos os problemas surgem por conta da vida, por estarmos em um mundo de pecado. O caos é uma consequência óbvia do pecado no mundo. Mas Deus está sempre no controle de tudo. Ravi Zacharias complementa:

“Se você não acredita que Deus está no controle e que o fez com um propósito, então você vai se debater nas profundezas da ausência de sentido, afundando nas correntezas e se envolvendo no turbilhão do nada” (2016, p. 43).

Deus está no controle e quer confiemos nele justamente por ter um propósito para cada um de nós. Quem segue a Deus não vive uma vida aleatória, jogada em um turbilhão de nada. Eu gosto da frase que José fala para os seus irmãos, quando ele revela que é o irmão que eles venderam: “Vocês fizeram o mal contra mim, mas Deus transformou o mal em bem” (Gênesis 50:20).

A falta de sentido nos empurra para um turbilhão de desespero e insegurança. Mas a Bíblia é o manual que nos mostra a direção, a vontade de Deus e as suas promessas.

Hoje normalmente sou convidado pelos amigos para montar móveis e estantes, pois devido a prática, consigo montar com alguma habilidade e rapidez. Os inúmeros armários e mudanças me ajudaram a pegar conhecimento do processo de montagem. A mesma coisa eu digo sobre o sofrimento.

Este período de dúvida, caos e dor me motivou a olhar para a Bíblia e buscar a Deus como nunca busquei. Ao tentar entender os problemas e o silêncio de Deus, aprendi a confiar nele ainda mais.

Deus é soberano e tem o controle de tudo, e por mais que o caos transpareça falta de sentido, precisamos confiar que Deus sabe o que está acontecendo em meio as situações que para nós parecem aleatórias.

Confiar é justamente largar o controle, crendo que Deus está cuidando da nossa vida.

BIBLIOGRAFIA

ZACHARIAS, Ravi. Deus o grande tecelão: como Deus nos molda por meio dos acontecimentos da vida. 1. ed. 2016. São Paulo: Shedd Publicações, 2016.

Deixe um comentário