JARDIM ESPIRITUAL

É possível não percebemos a beleza de um jardim, tudo e apenas por não cuidamos, não arrancarmos as ervas daninhas e muito menos regamos as flores e plantas. Não adianta plantar flores lindas em seu quintal se você não cuida delas. O que mantém um jardim bonito é justamente o cuidado, caso contrário, ele vira um matagal.

A vida espiritual centrada, é parecida com um jardim. Você precisa diariamente estar cuidando, orando e estudando a Bíblia. É fácil desanimar e deixar as ervas daninhas crescerem e tomarem conta do seu jardim.

A preocupação excessiva é a primeira erva daninha que nos prejudica, pois tira o nosso foco de Deus. Além de lançar em nossa mente a dúvida e o desânimo, uma pessoa muito preocupada, não vive, mal degusta os dias que Deus lhe deu, quem dirá, vai gastar um tempo orando e se entregando. Precisamos entender que não controlamos muita coisa, por isso que confiar em Deus é a melhor opção, sendo a preocupação o veneno que mina o nosso devocional diário.

A falta de disciplina é outra erva daninha perigosa, pois a vida cristã é uma prática diária, não existe ponto final ou conclusão e sim, uma constante busca e estudo. É como tomar banho ou fazer as nossas higienes pessoais. Precisa ser diário, para que tenhamos um corpo saudável e asseado. A saúde espiritual é ligada à nossa constante e ininterrupta vida de oração e estudo da palavra. Assim, o jardim vai crescer e manter-se florido.

O consumismo é outra erva daninha perigosa, pois ele nos leva a viver a vida para as coisas, para o gastar e o ter, e aos poucos, Deus deixa de ser o centro de tudo. É claro que não é errado ter, o problema é colocar o ter e as coisas, no patamar de Deus, fazendo com que elas virem a nossa prioridade de vida.

A Bíblia mesmo fala que não dá para servir a dois senhores (Mateus 6:24), e é possível, transformarmos a sede de ter, de possuir e acumular riquezas, em um deus em nossa vida.

Estamos em um tempo difícil, são dias incertos que têm nos mostrado o quanto somos frágeis e limitados. Muitos têm ficado depressivos, ansiosos e preocupados com o futuro pós-pandemia. E tem sido nestes dias, que eu tenho visto o quão importante é ter uma vida centrada em Deus.

Não há outra forma de passar pelas tempestades, é só quando priorizarmos as coisas certas, que conseguiremos enfrentar, com a ajuda de Deus, todas as intempéries.

Cultive o seu jardim, mantenha ele alinhado, pois quando cuidamos do principal, todas as outras áreas da nossa vida são frutificadas.

É priorizando as coisas importantes que passaremos pelo caos, é cuidando bem do nosso jardim espiritual que conseguiremos passar pelas intempéries que enfrentamos durante a nossa caminhada.   

Deixe um comentário