Justo González é um teólogo muito conhecido no meio cristão, o seu famoso livro “A História Ilustrada do Cristianismo”, se tornou um clássico e figura entre os principais e mais importantes livros cristãos. Nesta coleção, González se concentra em abordar sobre o cristianismo, trabalhando a história de vários cristãos e movimentos que surgiram durante a história da igreja. Entretanto, o livro que eu quero dar ênfase do autor é “Uma Breve História das Doutrinas Cristãs”, outra obra igualmente fundamental no meio cristão.
Eu acredito que uma das atitudes fundamentais de todo o cristão é conhecer a sua história. É entender como surgiu o cristianismo e como ele se desenvolveu depois de Cristo e os Apóstolos. E também entender como que as principais doutrinas passaram a fazer parte do cerne da identidade cristã. É fundamental saber estes pontos, principalmente para escapar de falácias, que a todo momento tentam argumentar contra a igreja.
Conhecer as doutrinas cristãs é um ponto chave para ser cristão. É fundamental entender que Jesus é simultaneamente divino e humano, ou mesmo sobre a Trindade, entre tantos pontos importantes e saber como tudo surgiu é fundamental para uma fé coesa, que escapa de falácias e explicações equivocadas.
No livro o autor mostra como as doutrinas que foram estabelecidas nos primeiros concílios, não foram fruto de discussões acaloradas e muita briga dos pensadores da igreja, e sim, uma resposta do que estava acontecendo na igreja cristã. Justo González complementa sobre este assunto:
“No entanto, a maioria das doutrinas virou ensino oficial da Igreja através de um consenso alcançado sem maior discussão formal. Como veremos em seguida, até a questão de quais livros deveriam ser incluídos no Novo Testamento, e quais não, foi resolvida por um consenso que levou um longo tempo para ser atingido” (2015, p. 10).
Como unanimidade a maioria das doutrinas que temos hoje na igreja, eram praticadas nas igrejas. Os concílios serviram apenas para estabelecer pontos que todas as igrejas já tinham, e formalizar uma forma de culto e ensino, que fazia parte do rito das igrejas cristãs. E este é um ponto fundamental, pois todos estes principais ensinos, tinham a característica de ser usado em todas as igrejas cristãs.
No livro, González dá detalhes e mostra que, por mais que foram algumas heresias que motivaram os concílios, com o intuito de estabelecer ensinos e fugir destes temas equivocados que rondavam a igreja. As doutrinas propostas neste concílio já faziam parte do culto cristão. O autor é realmente didático, mostrando e dando provas de como estes conhecimentos já eram normais entre os cristãos.
É muito comum ouvirmos sobre embates na igreja e discussões para estabelecer doutrinas ou mesmo, quais seriam os livros que deveriam entrar no Novo Testamento, mas está história não é real, estas discussões foram poucas, pois já existia um consenso e foi ele que guiou a igreja cristã.
O livro é esclarecedor, muito bem escrito e é uma das obras mais importantes que li.
BIBLIOGRAFIA
GONZÁLEZ, Justo. L. Uma breve história das doutrinas cristãs. 1. ed. São Paulo: Hagnos, 2015.
