ASSUMA SUAS RESPONSABILIDADES

“A responsabilidade pertence a quem escolhe” (PERCY, 2016, p. 44)

Platão

É comum cometermos erros, decisões equivocadas ou mesmo atitudes impensadas que nos trazem consequências ruins. Muitas vezes não calculamos bem nossas ações e nos prejudicamos por isso. Mas eu creio que a pior atitude não é errar, e sim não reconhecer o erro e deixar de aprender com uma situação.

Na vida você pode seguir vivendo basicamente de duas formas, a primeira é transferindo a culpa de tudo o que acontece com você. É acreditar que tudo o que acontece de errado é culpa de terceiros, com isso, você segue sem crescer, sem aprender com os equívocos sendo que certamente, você irá repetir suas decisões equivocadas, tudo e porque, você não assumiu a responsabilidade por suas ações.

A segunda forma é assumindo as suas responsabilidades, resolvendo assim os seus problemas. Veja bem, muitas vezes as coisas ruins são culpa das nossas decisões erradas. Em outros momentos são sim culpa de terceiros, a questão é que em todas estas situações, a responsabilidade de arrumar o problema será simplesmente sua e de mais ninguém.

Assumir a nossa responsabilidade é ter uma atitude assertiva, é entender que por mais que uma doença tenha surgido, mesmo você cuidado de sua saúde, a responsabilidade é sua de arregaçar as mangas e agir para recuperar a saúde. O mesmo podemos falar de um período de desemprego, ou quaisquer situações inevitáveis da vida e também, daqueles casos que são culpa totalmente nossa. Quem vai precisar consertar a situação somos nós, por isso, sair procurando um culpado, é fugir da responsabilidade e adiar a resolução daquela situação. 

Você não sabe o quão libertador é assumirmos nossas responsabilidades, sem perder tempo em transferir a culpa de nossos fracassos, ou mesmo, tentando encontrar o culpado. No final as escolhas são nossas, foi nossa decisão, foi por conta de um desejo que você tentou e fracassou, ou mesmo por conta das situações da vida.

Nunca vamos aprender se não começarmos a reconhecer nossas falhas. Muito menos crescemos se não assumirmos nossas responsabilidades, seja por situações que são culpa nossa ou não.

Quando aprendemos a assumir os problemas, pensamos em como estamos agindo e em como podemos agir melhor. Desta forma, além de arrumarmos o erro com mais rapidez, colheremos lições que levaremos para a nossa vida.

BIBLIOGRAFIA

PERCY, Allan, Platão para sonhadores, 80 pílulas de filosofia cotidiana para transformar suas melhores ideias em realidade, Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2016.

Deixe um comentário