JORNADA CRISTÃ 21: TEOLOGIA CENTRADA

Há muito tempo atrás mergulhei no estudo e pesquisa sobre calvinismo e arminianismo. Eu queria entender mais e buscar ter uma opinião um pouco mais centrada sobre estas teologias. Durante as minhas buscas, conheci muitos ótimos autores, tanto calvinistas quanto arminianos, sendo que D. A. Carson, foi um dos teólogos que eu conheci durante este tempo.

Carson é um escritor profícuo, ele possui uma variedade de obras, sendo que entre elas você encontra desde livros um pouco mais densos, como a obra “Soberania divina e responsabilidade humana”, até livros com um texto mais tranquilo de se ler, como “O sermão do monte”, que é a obra que eu vou comentar neste texto.

Eu gosto do autor justamente porque ele tem uma teologia centrada, é perceptível o fato de que ele busca fugir dos extremos e se agarrar no texto bíblico. Um hábito que nem todos os teólogos conseguem ter.

Acredito eu que a busca por equilíbrio é sempre desafiadora, normalmente o ser humano cai em muitos extremos ou mergulha em uma teologia de cabeça, sem refletir, pensar e ponderar. Afinal, é possível seguir uma teologia, e ter algumas críticas quanto a alguns de seus pontos, principalmente porque a nossa prioridade é (ou deveria ser), seguir a Bíblia, e não interpretações de teólogos, sem qualquer senso crítico.

No livro “O sermão do monte”, D. A. Carson propõe falar sobre uma das principais coleções de ensinos de Jesus que está em Mateus, uma passagem que muitos escrevem e meditam, um texto realmente fundamental. E o autor consegue trabalhar com maestria tal texto, propondo uma reflexão teológica, mas também com um viés prático. O autor realmente é ótimo no que faz.

Gosto por demais de teologia, estudo e escrevo sobre o assunto há muito tempo, mas acredito que uma boa teologia deve ser sempre centrada, fugindo de extremos e principalmente, tomando cuidado com conclusões quanto as passagens complicadas. Outro ponto importante é que a teologia deve ser prática, estudar por estudar, ler por ler, não é a saída, pois o ensino tem que nos levar a ação e a prática dos ensinos bíblicos e o autor é um teólogo que consegue reunir estes elementos em uma mesma obra.

Carson é mais um dos pensadores que me influenciaram, não porque eu concordo com tudo o que ele escreve, e sim, por causa da seriedade com que ele trata a Bíblia e pela sua grande capacidade em ser centrado, coeso e prático, quando isso é possível.

Deixe um comentário