“A todas as críticas só tenho uma resposta a dar”, disse Emerson: “voltar ao trabalho” (SERTILLANGES, 2019, p. 208).
Sertillanges
É inevitável, em qualquer área de trabalho, ou mesmo em um hobby, sermos alvos de críticas. Opinião, todo mundo tem, ainda mais se você estiver em uma área bem visada, como a música, um blog como este, ou mesmo em profissões como professor, líder etc. São setores onde a pessoa está bem exposta e com isso, vai sofrer críticas, pois todos gostam de opinar.
Por um pouco mais de uma década eu tive banda, com isso, gravamos vários CDs e tocamos em inúmeros lugares. Foi com ela que descobri a importância de saber ouvir críticas, usando-as como combustível e ferramenta de melhoria, e não como âncora ou objeto de incômodo. A melhor atitude que podemos ter ante as críticas é justamente trabalhar e nos aperfeiçoar ainda mais, parar e estagnar para não ser criticado não é a solução.
Aprender a avaliar o que é dito, usando o ponto de vista como parâmetro para o aperfeiçoamento e o estudo, é uma ótima opção, ao invés de ficar se defendendo ou arranjando justificativas para o que não está tão bom assim.
É claro que nem toda a crítica é bem intencionada, mas todas elas precisam ser avaliadas. Pois todas (até as com más intenções), podem ter pontos verdadeiros e por isso, servem como ótimos parâmetros, para seguirmos rumo ao aperfeiçoamento. O desafio é conseguir identificar as críticas honestas das ruins, que têm como base a inveja ou as más intenções, por isso que avaliar o conteúdo já é uma ótima saída.
O segredo é verificar se as críticas se repetem, se várias pessoas discorrem sobre o mesmo ponto. Outro segredo é ter amigos de confiança, que vão ser sinceros e ajudarão você a perceber seus pontos cegos.
Quando comecei a escrever, enviei os primeiros textos a amigos e eles apontaram equívocos que eu estava cometendo, ou mesmo sugeriram mudanças que foram fundamentais para a melhora dos textos. Sou grato a Deus por eles e por todos os que fazem críticas honestas. Eu cresci como escritor por causa da ajuda deles.
A melhor atitude que podemos ter ante as críticas não é parar e sim, estudar e trabalhar ainda mais, para que consigamos nos aperfeiçoar e compor sempre com excelência. Ninguém nasce pronto, muitas coisas precisam de tempo e da busca constante por melhorias.
Aprender a lidar com críticas é o ponto de partida ideal para quem quer crescer e se aperfeiçoar ainda mais ou mesmo, para quem não quer se incomodar e transformar algo que você gosta muito em um momento de martírio.
BIBLIOGRAFIA
SERTILLANGES, A. D, A vida intelectual, Editora Kírion, Campinas, 2019.
