DISCUSSÕES PERDIDAS

“Nove entre dez vezes, uma discussão termina com cada parte ainda mais convencida de que está absolutamente certa” (CARNEGIE, 2019, p. 111).

Conheço pessoas que gostam de discutir, principalmente se o tema é complicado. Segundo estes, uma discussão faz você ver equívocos em uma argumentação e muitas vezes, mudar de ideia. Com isso, as tardes ou manhãs destas pessoas eram gastas debatendo assuntos dos mais diversos e complicados.

É sempre bom separar um diálogo ou mesmo o debate honesto, das discussões. Um diálogo honesto tem como ponto de partida a troca de ideias. É um momento onde vamos debater, discordar e refletir sobre o que estamos ouvindo. Este sim é o momento de testarmos nossos argumentos e pontos de vistas, além de reavaliarmos nossas opiniões. E mesmo aqui, corremos o risco de não darmos o braço a torcer, pois tudo depende do nosso orgulho e do quanto confessamos os nossos erros (ou não). Já a discussão é mais emocional, normalmente é travada por pessoas que querem apenas mostrar que sabem, o objetivo em uma discussão é ganhar e não discutir ideias. 

Uma discussão é na maioria das vezes, tempo gasto para provar que estamos certos, é uma batalha de egos que não tem fim. Em uma discussão, quem ganha é aquele que sabe falar bem, e expor de forma mais habilidosa um argumento. Lembre-se, nem sempre quem possui uma boa oratória é alguém que tem bons argumentos.

Discutir ideias é sempre perigoso, a intenção é boa, mas o terreno não é. É um lugar escorregadio, onde o orgulho pode complicar tudo. Poucos hoje confessam os seus erros, eu diria que, não são todos que ao menos percebem que estão errados. Por isso, ao discutir, tudo pode acontecer, menos uma troca de ideias. Visto que se alguém não for maduro ou humilde suficiente para confessar seus equívocos, certamente ele vai ficar com o orgulho ferido. Com isso, você vai ganhar, mas perder ao mesmo tempo (CARNEGIE, 2019, p. 111).

O bom diálogo é fruto primeiramente do posicionamento de duas pessoas humildes, que entendem que confessar nossas falhas e erros na argumentação, não é perder e sim, crescer e entender que todo mundo falha.

Em segundo lugar, a boa discussão é oriunda de pessoas que não possuem a gana de ganhar, se alguém é pedante o suficiente para acreditar que sair vencido de uma discussão é tudo, o seu tempo já está perdido. Pois a pessoa vai querer tudo, menos dialogar. 

Entenda que certas empreitadas nascem perdidas e que em alguns casos, para crescermos, precisamos estar diante de pessoas honestas, que possuem caráter suficiente para confessar quando estão erradas. 

Discutir com alguém que não pensa no que você está falando, e nem reflete sobre si, é jogar o seu precioso tempo fora, é falar com uma pessoa que só quer vencer, não quer pensar.

BIBLIOGRAFIA

CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 

Deixe um comentário