IMPOSSIBILIDADES MOMENTÂNEAS

“A impossibilidade é uma condição momentânea: quem sabe disto não desiste. E nenhuma outra postura é tão instigadora de criatividade e intuição quanto o “não desistir”. O simples fato de permanecer no “jogo” abre opções que, fora dele, ao se “jogar a toalha”, obviamente não existiriam”. (BONDER, 2010, p. 11).

Nilton Bonder

Aprendi a dar valor aos objetivos que eu consegui alcançar, tudo e porque, a maioria deles eu não consegui de um modo fácil. Eu precisei recomeçar várias vezes ou mesmo aguardar um bom tempo até ver o projeto concluído.

Em uma época imediatista, saber esperar virou tortura. Poucos entendem que as coisas que valem a pena, os planos realmente coerentes e valiosos são frutos de muito empenho e persistência.

Uma meta coerente é aquela que possui um bom plano e também é aquela munida da consciência que provavelmente você vá precisar tentar muito e em alguns casos recomeçar, para conseguir ver algo pronto. Esta é a realidade da maioria dos casos de sucesso, o problema é que nem sempre alguém vê esta parte. Muitos querem se guiar avaliando apenas os casos concluídos e não toda a trajetória.

Pude perceber enquanto me empenhava em uma de minhas empreitadas que as melhores ideias surgiram mediante ao fato que eu não iria desistir. E eram nestes momentos que a criatividade surgia enquanto eu procurava uma saída.

É interessante olhar para traz, reviver meus primeiros planos e perceber como eles foram ganhando força, ressignificação e base, com o tempo que eu levei empreendendo e tentando fazer as coisas acontecerem. Eu arrisco dizer que eu não chegaria onde eu cheguei, se os meus planos tivessem dado certo logo nas primeiras tentativas.

As dificuldades me mostraram áreas que eu precisei trabalhar, as faltas de oportunidades, me levaram a criar minhas próprias oportunidades e com isso, crescer com elas. Estes eventos me levaram ao crescimento e a aprendizagem, sendo que foi por conta deles, que depois eu consegui chegar aonde eu queria chegar. 

As impossibilidades são sempre momentâneas principalmente para quem se dedica, planeja e não pensa em desistir. A persistência aplica a criatividade e intuição de uma forma que não acontece quando desistimos.

É persistindo, se reciclando e a todos os momentos avaliando nossas ações e erros, que crescemos e nos preparamos para conseguir chegar em algum lugar. Este é o pensamento que deve nortear a sua empreitada.

BIBLIOGRAFIA

BONDER, Nilton. O segredo judaico de resolução de problemas. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

Deixe um comentário