Eu tratei por alguns anos de ansiedade, desde então, busquei ferramentas e formas de evitar o gatilho que inicia a crise e aprendi a lidar com este problema.
A ansiedade hoje é o mal do século, sendo que, ela traz a tiracolo muitos problemas. E em tempos de pandemia, este problema se agrava ainda mais, visto que, as notícias e também as consequências do Covid 19, afetam todas as áreas da sociedade, não só a saúde.
Nestes dias complicados tenho aprendido que é preciso cultivar a paz e a tranquilidade. Eles não nascem em nossa vida de forma natural. É preciso plantar a semente, regar com a prioridade, e arrancar as ervas daninhas do campo, colocando limites nas coisas que nos fazem mal. Você não encontra a calma e a vida centrada, é preciso cultivar uma vida assim para conseguir este objetivo.
Precisamos aprender a bloquear o excesso de informação negativa e descobrir uma forma de gerenciar as informações que consumimos. É claro que precisamos estar informados, contudo, existe um limite e este limite é a nossa saúde.
Outra lição importante é entender que nós não temos controle de nada e nunca vamos ter. A sensação de controle que o dinheiro e a posição social promovem, é falsa. E você comprova isso justamente em meio a crise ou doença. Estamos sujeitos a passar por problemas de saúde ou financeiros. Ninguém mora em um paraíso mágico, longe de qualquer mal. E isso é uma coisa que constantemente esquecemos. Os dias bons nos fazem esquecer dos dias complicados. A fartura as vezes nos aliena.
Já faz algum tempo que descobri que a vida é cíclica, e por isso, procuro aproveitar os tempos bons, e me preparar para quando os tempos ruins surgirem. Sendo que em qualquer um destes momentos, é em Deus que eu deposito a minha segurança. Se Deus não cuidar, todos os nossos esforços serão feitos em vão (Salmos 127:1). Tudo começa a se acalmar quando confiamos em Deus, este é o princípio de tudo. Entender que é ele que nos guarda e nos dará alívio em meio ao caos, é fundamental.
Cultive a sua paz, aprenda a colocar limites e a fugir de algumas notícias, principalmente daquelas que não agregam, deixando você apenas preocupado e nada mais. Aprenda nos tempos bons, a ter uma reserva financeira, mas tenha uma coisa em mente, é impossível estarmos preparados para todos os tipos de problemas.
A pandemia pode tirar tudo, menos a nossa paz a e a confiança que nós temos em Deus!
